Skip to main content

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado promove nesta quarta-feira (3/4) audiência pública para debater os problemas e soluções que envolvem o desabastecimento de milho no mercado interno. A proposta foi apresentada  pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Para o debate, foram convidados o secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Seixas de Salles; o coordenador geral de Cereais e Culturas Anuais do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Cesário Ramalho da Silva; e o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, Érico Antônio Pozzer.

Como convidados, também foram chamados o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, e o presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli.

Em pronunciamento no início de março, a senadora defendeu melhorias na logística de distribuição e transporte do milho, como forma de possibilitar a entrega direta do produto nos municípios atingidos pela estiagem. Ela reiterou apelo para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquira maior quantidade de milho para distribuição aos pequenos produtores do semiárido nordestino, atingidos pela pior seca das últimas décadas na região.

Outro ponto destacado por Lídice se refere à necessidade de desburocratizar o acesso dos produtores ao milho, sobretudo no que diz respeito ao cadastro, que tem causado demora no recebimento do produto. Ela ressaltou que o processo de distribuição “tem um nó” que impede a entrega direta do milho nas comunidades.

A audiência pública na CDR do Senado está marcado para às 9 horas.

Assessoria de Imprensa, 02/04/2013 

Leave a Reply

XFLUpdate