Skip to main content

dorina-nowill

O Senado Federal realiza nesta quarta-feira (21/9), às 11h, sessão especial para a entrega da Comenda Dorina Nowill. A homenagem é concedida a personalidades que contribuem para a defesa das pessoas com deficiência no Brasil. A edição de 2016 vai premiar a criadora da organização não-governamental MetaSocial, Helena Werneck; a neuropsicóloga Lucia Braga; o presidente da Federação Nacional das Apaes, Flávio Arns; e o presidente da Associação de Amparo ao Fibrocístico, Fernando Gomide. Também será prestada homenagem póstuma ao fundador da Rede Sarah de Reabilitação, o médico Aloysio Campos da Paz Júnior, falecido em janeiro de 2015 aos 80 anos de idade.

A criação do prêmio surgiu a partir de proposta feita em 2011 pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), transformada em norma jurídica em 2013. Lídice preside o Conselho da Comenda. A data da homenagem coincide com a comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A solenidade desta quarta-feira será presidida pelo senador Romário (PSB-RJ), vice-presidente do Conselho da Comenda Dorina Nowill. “A Comenda visa chamara a atenção da sociedade sobre o desafio de inclusão de quase 25% da população brasileira que tem algum tipo de deficiência”, disse Lídice.

Sobre a motivação para a premiação, Lídice explica: “Por toda a história de vida de Dorina de Gouvêa Nowill, por sua defesa incondicional dos interesses dos menos favorecidos e, também por sua trajetória de extraordinária determinação e coragem, entendemos que o Senado Federal deveria criar um instrumento que, ao mesmo tempo, a homenageasse e premiasse personalidades que, como ela, contribuem para a defesa de pessoas com deficiência em nosso País”.

A senadora Lídice da Mata lembra, ainda, que está em tramitação no Senado a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 56/2014, que assegura proventos integrais à aposentadoria por invalidez permanente e estabelece a revisão dos proventos de aposentadorias por invalidez já concedidas. “Está ocorrendo grande mobilização das entidades e grupos de apoio às pessoas com deficiência para votação desta Proposta. A matéria já se encontra pronta para discussão em Plenário e merece ser analisada com urgência”, afirmou a parlamentar baiana. Lídice também lembrou que em 2013 a então Presidente Dilma Rousseff assinou decreto que regulamentou a Lei Complementar 142/13 que garante aposentadoria especial para pessoas com deficiência.

Quem foi Dorina Nowill – Dorina de Gouvêa Nowill (foto) perdeu a visão aos 17 anos. Mesmo cega, estudou em uma escola normal regular e tornou-se professora primária. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma entidade voltada para auxílio aos deficientes visuais e reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação. Em 1948, trouxe para o Brasil um maquinário completo para impressão em braile, e hoje sua fundação conta com a maior imprensa braile da América Latina. Durante sua carreira acadêmica, especializou-se em educação de cegos na Escola de Pedagogia, em Nova York. Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Morreu em 2010, aos 91 anos idade.

Assessoria de Imprensa, com Agência Senado

Conheça a Fundação Dorina Nowill!

 

Leia também (arquivo): Senado aprova projeto de Lídice que institui Comenda Dorina Gouveia Nowill