Os senadores Antônio Carlos Valadares(PSB/SE) e Lídice da Mata(PSB/BA) participam, nesta sexta-feira(9) ,em Aracaju, do Seminário para o Desenvolvimento Regional e Turismo do Nordeste. Durante o encontro será lançado o edital para elaboração do projeto básico do Canal de Xingó, cujo objetivo é ampliar a oferta hídrica para uma população que vive no semiárido da divisa entre Sergipe e Bahia.
Esse é o primeiro passo para a implantação do Canal – maior empreendimento de infraestrutura hídrica do governo federal na divisa de Sergipe e Bahia, a ser executado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
O evento conta com as presenças do ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra Coelho, e do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e autoridades de todos os estados da região na capital sergipana
A previsão é que o Canal de Xingó tenha extensão superior a 300 quilômetros, beneficiando sete municípios do semiárido nos dois estados. A Codevasf, vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), é o órgão responsável pela execução do Canal de Xingó. A construção será financiada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e as obras serão executadas em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), com início previsto para 2014.
O objetivo básico da obra é ampliar a oferta hídrica para o sertão semiárido de Sergipe e parte da Bahia, uma das regiões mais secas do país, buscando a universalização do acesso à água e promovendo também a inclusão produtiva, com o favorecimento da economia rural de pequenas e médias propriedades e diversos assentamentos de reforma agrária.
O empreendimento bombeará água captada no rio São Francisco por um canal adutor para os municípios sergipanos de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, além das cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia. A primeira etapa do projeto terá cerca de 130 quilômetros, beneficiando cerca de 70 mil pessoas.
Com vazão máxima de 33 metros cúbicos por segundo, o Canal de Xingó terá sua nascente em Paulo Afonso, na Bahia. De lá, por gravidade, a água percorrerá os primeiros 103 quilômetros do empreendimento, de Paulo Afonso até Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba.
Com informação da Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf