Em pronunciamento no plenário na tarde desta terça-feira (23/4), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a assinatura do contrato do Programa de Viabilização do Metrô assinado pelo governador Jaques Wagner e pelos prefeitos das duas cidades, respectivamente Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva (Lauro de Freitas).” Ometrô se transformou em trágica novela trágica, já que se arrasta há 12 anos”, disse a senadora.
O acordo viabilizará a conclusão da linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a implantação da linha 2 (Paralela a Lauro de Freitas), além de definir as regras de administração. A tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. Também foi assinada a transferência, para o governo da Bahia, da administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.
Ainda segundo o contrato, a administração da Estação Pirajá ficará sob responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa será administrada pela Prefeitura. A previsão é que o edital de licitação do metrô seja publicado no prazo de 20 dias, por meio de modelo de gestão de Parceria Público Privada (PPP).
De acordo com a Senadora, Salvador tem a comemorar com esse acordo, que consolida uma relação republicana do governador com a administração municipal de Salvador. Ela também destacou a maturidade do prefeito da capital em aceitar os termos do acordo para trabalhar em benefício da cidade.
A Senadora também fez referência à assinatura nesta terça-feira da ordem de serviço para a Conder – Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia- iniciar a construção das ligações entre a BR-324 e a Avenida Luís Eduardo Magalhães para a requalificação do sistema viário local.
Assessoria de Imprensa
23/04/2013