Skip to main content


A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta quarta-feira (6), em Brasília, da recriação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e assumiu a função de primeira-secretária do grupo que inclui deputados e senadores. Quando senadora, ela foi vice-presidente desta mesma frente nos anos de 2016 e 2017.

Em sua fala já como primeira-secretária, a parlamentar baiana defendeu uma integração do turismo com a área cultural e também fez uma homenagem ao ex-secretário Paulo Gaudenzi, “que prestou grandes serviços ao setor”.  “Ninguém visita um destino apenas em busca de sol e de praia. Os turistas querem vivenciar a gastronomia, a história, a religiosidade e usar os produtos do local”, afirmou durante o evento.

Lídice também ressaltou as mudanças sugeridas por ela enquanto senadora na Embratur, que passou a ser uma agência de promoção e destacou a importância do Ministério do turismo que, segundo ela, tem conseguido desenvolver políticas públicas que fortaleceram o setor no País. Entre 2011 e 2018, Lídice destinou, por meio de emendas parlamentares, R$ 18 milhões para ações no Turismo como promoção, infraestrutura e qualificação profissional.

Na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, Lídice foi a responsável por relatar avaliação da política pública sobre a estruturação dos destinos turísticos brasileiros. Entre as propostas e recomendações que Lídice fez ao governo federal para incrementar o turismo como fator de desenvolvimento regional e nacional, ela sugeriu a elaboração de planos regionais de incentivo, infraestrutura e desenvolvimento das regiões turísticas e competitividade dos destinos; reforço na divulgação dos destinos turísticos brasileiros nos países vizinhos; e ampliação de orçamento com a respectiva criação de indicadores para avaliação adequada do impacto de ações, reflexos na economia nacional e nas regiões.

Leave a Reply