Skip to main content

A Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (2/10) sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. A solenidade foi solicitada pela deputada Rosana Valle (PSB-SP), 2ª vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara, presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

A sessão iniciou com a participação do coral Paz e Amor – composto por idosos do Cruzeiro Velho, bairro do Distrito Federal. Rosana afirmou ser motivador começar a manhã com o Plenário colorido, com música e diversos sorrisos no rosto. Mas, a parlamentar não deixou de lembrar que o Brasil precisa encarar o envelhecimento populacional com mais atenção.

A Baixada Santista, região da socialista Rosana, já conta com número acentuado de pessoas acima de 60 anos. Por essa razão, segundo Rosana, a cidade está avançada em políticas públicas para idosos, em comparação a outras regiões do País. “Idosos da Baixada Santista tem uma vida saudável, participam do cotidiano da cidade e muitos deles até surfam. Vou trabalhar para que essa realidade seja replicada em todo o Brasil.”

A mudança na pirâmide demográfica brasileira tem chamado a atenção. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas acima de 60 anos deve chegar a 25,5 % da população brasileira até 2060, quatro vezes o percentual atual.

A presidente da Cidoso, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que a sessão solene é uma oportunidade de refletir sobre o envelhecimento acelerado da população brasileira e políticas públicas voltadas aos idosos. “Nós parlamentares podemos aperfeiçoar a legislação para garantir e promover a defesa dos direitos deste grupo populacional”, disse.

Para a socialista baiana, o Brasil não está preparado para lidar com todas as graves implicações decorrentes da rápida inversão da pirâmide etária. “Este fenômeno terá forte impacto no SUS, no mercado de trabalho, na mobilidade urbana, na educação e nas políticas de previdência e assistência social.” Lídice acrescentou que não se pode adiar a formulação de estratégias que preparem o País para o fato de que, em 2030, o número de indivíduos com 60 anos ou mais vai ultrapassar o número de crianças e adolescentes. E lembrou que pesquisa recente mostra que 75% da população idosa depende exclusivamente do SUS para cuidar da saúde.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi criada em 2016 e representou, segundo a parlamentar, o compromisso da Câmara de promover a inclusão social dos idosos propondo leis que visem zelar pela sua dignidade. “O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é resultado do sucesso de políticas públicas concebidas e aprovadas pelo Parlamento, e que requer, constantemente, que voltemos nossos olhos para a consequência – natural e positiva – da inversão da nossa pirâmide etária”, completou a presidente do colegiado.

Leia também: No Dia do Idoso, socialistas falam da importância de políticas públicas para o segmento

Com informações da Liderança do PSB na Câmara. Fotos: Sérgio Francês

Assista à íntegra da solenidade e ao pronunciamento da deputada Lídice da Mata

Leave a Reply