Skip to main content

A Câmara dos Deputados entrega nesta terça-feira, 28 de maio, o Prêmio Dr. Pinotti, concedido a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos se destacam pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. Por indicação da deputada federal Lídice da Mata, receberá a condecoração o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A indicação do Hospital da Mulher contou com o apoio dos deputados Nelson Pelegrino, Alice Portugal e Elmar Nascimento.

O Hospital da Mulher é a maior unidade hospitalar dedicada às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do País. Localizado em Salvador, já atendeu mais de 350 mil mulheres em dois anos de funcionamento e realiza, mensalmente, mais de 10 mil procedimentos e quase mil cirurgias. Recentemente, passou a atender, para todo o Estado da Bahia, também à demanda de doenças ginecológicas cirúrgicas de mulheres.

Pela Bahia, também receberá a homenagem as Obras Sociais Irmã Dulce, por indicação do deputado Elmar Nascimento.

Além do Hospital da Mulher, receberão a premiação a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (ES), a  Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (MG) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriant (CE). A solenidade será realizada às 11 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A premiação acontece sempre no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

*Dr. Pinotti * Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1,3 mil publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou-se a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.

Leave a Reply