Notícias

Comissão de Cultura aprova realização de audiência para debater financiamento público da cultura no Brasil

Publicada em 11/06/2022

 

Para debater as formas e a importância do financiamento público da cultura no Brasil, desde a Lei Rouanet até outras formas diretas de contratação de artistas pela administração pública, as deputadas Lídice da Mata (PSB-BA), Alice Portugal (PCdoB-BA) e o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apresentaram requerimento junto à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para a realização de audiência pública.

A solicitação foi aprovada nesta quarta-feira (8/6), durante sessão ordinária da Comissão. O tema ganhou repercussão após críticas de que artistas sertanejos estariam recebendo recursos milionários para apresentação de _shows_ contratados com dispensa de licitação.

Na justificativa do pedido de audiência, os autores alertam que o financiamento da cultura no Brasil vem passando por profunda crise, alertando para a necessidade de fiscalizar as políticas públicas de fomento à cultura, mas, também, combater a disseminação de notícias falsas contra artistas. “O debate sobre o financiamento público da cultura ganhou novos contornos quando a pauta nacional foi tomada pela falsa contraposição entre a Lei Rouanet e outras formas de financiamento público e de contratação. Desta forma, é urgente a realização de debate público entre todos os setores envolvidos, não para criminalizar ou segregar determinados setores artísticos, mas para somar forças e fortalecer a política de cultura. O segmento de música sertaneja é importantíssimo ao País e conta com milhares e artistas e fãs de todas as regiões, que realizam trabalho fundamental de manutenção da cultura caipira e do folclore nacional, gerando milhares de empregos e fortalecendo nossas raízes. Não se pode aceitar, por outro lado, que se tente descredibilizar uma lei tão importante para a cultura nacional como a Lei Rouanet”, afirma.

A audiência ainda não tem data definida. Serão convidados para o debate representantes de empresas e organizações de eventos, gestores culturais e pesquisadores de arte e cultura.

Tags

: > > >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

    Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

    (61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

    Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
    CEP 70160-900 - Brasília - DF

    Escritório de Apoio Parlamentar

    (71) 3036-4063 e 3240-3326

    lidice@lidice.com.br

    Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
    CEP 41940-160 Salvador - BA

    Acompanhe nas redes sociais