Skip to main content

O impacto da reforma da Previdência (PEC 6/19) na população acima de 60 anos será o tema de audiência pública que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (7 de maio), às 15 horas. Para a audiência, foi convidado o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

A audiência é resultado de requerimento apresentado pelo deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) com co-autoria das deputadas federais Tereza Nelma (PSDB-AL) e Carmen Zanotto (PPS-SC).

Esta é a segunda vez que a Comissão discute o tema: no dia 3 de abril a Comissão promoveu seminário contou com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), autor do Estatuto do Idoso; Evandro José Morello, advogado especialista em Previdência Social da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag); Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); Floriano Martins de Sá Neto, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); Vicente Faleiros, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e representante do Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa; e Moacir Meirelles de Oliveira, assessor parlamentar da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP).

Segundo a presidente da Cidoso, deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), a reforma da Previdência é um dos temas centrais de atuação da Comissão e impacta diretamente a população mais idosa, tanto os que já estão aposentados como os que virão a se aposentar no futuro. Lídice lembra que pesquisa recente divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que aproximadamente 21% da população idosa que já se aposentou continua trabalhando para complementar sua renda. 

Pelo canal E-Democracia da Câmara, qualquer cidadão pode acompanhar ao vivo esta audiência e enviar perguntas e comentários. Basta clicar aqui.

Confira os principais pontos da reforma da Previdência no Portal da Câmara.

Leave a Reply