Skip to main content

O Ministério da Integração Nacional reúne em Brasília, entre os dias 18 e 22 de março, representantes do governo, sociedade civil, instituições de ensino superior e setor empresarial para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR). O evento inédito consolida propostas e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que será levada ao Congresso Nacional.

Mais de 9 mil pessoas participaram dos debates prévios pela redução das desigualdades regionais nas 27 etapas estaduais e 5 macrorregionais que antecederam à CNDR. Nessa fase, ocorrida entre agosto e novembro de 2012, foram apresentadas cerca de mil propostas para o desenvolvimento regional.

“Esta é a primeira vez que se promove um debate com tamanha amplitude sobre desenvolvimento regional no Brasil”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro. Nas etapas estaduais, 29% dos participantes tinham idade entre 16 e 30 anos – maior representação etária -, o que demonstra, segundo o secretário, a preocupação dos jovens em promover a equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

As etapas estaduais e macrorregionais da CNDR são parte do processo para a redução efetiva das desigualdades no Brasil. Ainda para Sérgio Castro, a colaboração democrática, que envolveu todas as capitais brasileiras, torna possível a discussão sobre quais caminhos o país deve tomar para se tornar mais igualitário.

Após a conferência, realizada pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a proposta da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional será encaminhada para tramitação no Congresso Nacional.

Saiba mais sobre a CNDR no site http://www.integracao.gov.br/web/cndr.

Leia também:

Propostas estaduais e macrorregionais apontam principais linhas de debate da CNDR

 

Leave a Reply