Skip to main content

Será entregue nesta quarta-feira (6/3), às 11 horas, em sessão solene do Congresso Nacional, a ser realizada no plenário do Senado, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, honraria instituída desde 2001 para agraciar mulheres que tenham oferecido relevantes contribuições na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no País. 

Anualmente, cinco mulheres são selecionadas pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Betta Lutz para  a premiação, entre as indicações feitas por entidades de âmbito nacional, governamentais ou não. O Conselho atualmente é presidido pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e formado por 13 senadores.

Este ano, recebem a homenagem a ex-deputada constituinte Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, feminista baiana que ajudou a formar o MDB Mulher, ainda durante o regime militar; a advogada Adélia Moreira Pessoa, nascida em São Gonçalo (MG), que atuou na área de Direito de Família e trabalhou na formação de agentes penitenciários; Luzia Santiago, nascida em Virgínia (MG), cofundadora da Comunidade Católica Canção Nova, sediada em cachoeira Paulista (SP); a deputada federal Jô Moraes, natural de Cabedelo (PB), que iniciou sua militância política como estudante secundarista e hoje preside a Comissão Parlamentar Mista que analisa a ação do Estado no enfrentamento à violência contra a mulher; e Telma Dias Ayres, nascida em Vitória (ES), presidente da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer desde 1983.

O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz chega, em 2013, à sua 12ª edição. Desde 2002, primeiro ano da entrega da premiação, foram contempladas com a honraria mais de 50 mulheres com destacada atuação na sociedade, entre as quais a presidente Dilma Rousseff;  a ex-primeira-dama Ruth Cardoso; a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança; e a farmacêutica Maria da Penha, inspiradora da lei que trata da violência doméstica.

Bertha Lutz – O diploma leva o nome de uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil. Nascida em 1894 e defensora do voto feminino, Bertha Lutz foi deputada federal, quando lutou pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou como pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Faleceu em 1976.

Confira a lista das ganhadoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, com informações referentes à época em que foram indicadas. A relação inclui as vencedoras de 2013, desde 2002, quando teve início a premiação.

Com informações da Agência Senado

 

 

Leave a Reply

XFLUpdate