Skip to main content
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) das Fake News foi instalada no inicio da tarde desta quarta-feira (04), durante sessão no Senado, em Brasília. A comissão, que será composta por 15 deputados federais e 15 senadores, elegeu o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), presidente da Comissão. A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) foi designada para a função de relatora.

Com a finalidade de investigar “os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público; a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018; a prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos; e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio”, a comissão tem um prazo de até 180 dias para investigar a criação de perfis falsos para influenciar as eleições do ano passado e os ataques cibernéticos contra a democracia e o debate público.

“Vamos nos dedicar a fatos existentes na cena da política nacional e com o máximo de exceção buscar trazer a tomar a verdade sobre estes fatos que interferem na vida do cidadão comum, por que o fake news não atinge somente a política, mas a sociedade em geral, a juventude, os adolescentes…”, disse Lídice durante a instalação da Comissão. Lidice afirmou acreditar na disposição de todos os parlamentares em darem uma contribuição para que a sociedade brasileira avance na direção de compreender o que é este grande fato que preocupa todos na sociedade que é o chamado fake news.

Saiba Mais: Fake News são notícias falsas publicadas nos meios de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas). As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. O poder de persuasão delas chega a ser maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

Leia mais no Portal da Liderança do PSB na Câmara:
Deputada Lídice da Mata apresenta plano de trabalho na CPMI das fake news

Leave a Reply