Skip to main content

O PSB Nacional lançou na quinta-feira (29/8), no Hotel Nacional, em Brasília, o novo portal Socialismo Criativo, um dos eixos de projeto inédito do partido para propor e debater estratégias de desenvolvimento para o País a partir do capital intelectual, criativo e de inovação. A apresentação do diretor de Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, integrante da executiva nacional, contou com a presença dos deputados federais Lídice da Mata (BA) e Bira do Pindaré (MA). Da mesa de apresentação também participou o diretor vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro e o ex-senador João Capiberibe. Presentes ao evento o diretor presidente da FJM, Ricardo Coutinho, e também o ex-deputado federal Bebeto Galvão.

Leonelli apresentou o novo portal e falou sobre o ineditismo e o desafio da autorreforma criativa do partido. “Para se fazer uma nova política, é preciso mais do que saber lidar com as redes sociais. É preciso novas ideias e estratégias de comunicação criativa e novas formas de mobilizar a sociedade”, afirmou, ao explicar em detalhes a importância do partido investir na economia criativa como eixo programático de atuação, o chamado “socialismo criativo”.

A deputada Lídice da Mata relacionou a importância da economia criativa à preservação ambiental e frisou o grave momento pelo qual passa o País, com cortes de investimentos na Amazônia e nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação: “A economia criativa tem enorme potencial para alavancar o desenvolvimento do País, com sustentabilidade. E o socialismo criativo está no centro desse debate”, disse.

Para o deputado Bira do Pindaré, o partido inova com esta iniciativa: “O momento é de mudança de época e não época de mudança. A criatividade humana nunca será substituída, mas o trabalho repetitivo, sim. É essa a vanguarda que o PSB escolheu como caminho”.

Navarro também destacou a questão ambiental e os aspectos da ciência e tecnologia e falou sobre a importância de se utilizar a biotecnologia para garantir a preservação ambiental. “A economia criativa gera emprego, renda e desenvolvimento com sustentabilidade”, disse.

O diretor presidente da FJM, Ricardo Coutinho, enalteceu o ineditismo e a coragem do PSB em implantar o projeto de socialismo criativo e destacou que as novas formas de desenvolvimento precisam ultrapassar a visão exclusivista de crescimento econômico alicerçado somente no capital: “Por isso o termo economia criativa entra em pauta, para estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, a cultura, a criatividade e a sustentabilidade”.

Ainda segundo Leonelli, o novo site é uma das ferramentas dessa iniciativa pioneira do PSB e funcionará como “um laboratório de ideias, uma espécie de think tank político para os desafios da Quarta Revolução Industrial”.

O portal Socialismo Criativo pode ser acessado em:
www.socialismocriativo.com.br

Leave a Reply