Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) está na lista dos 150 mais influentes do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar, o Diap. Lídice foi classificada como parlamentar em ascensão pelo segundo ano consecutivo.

Relatora da CPMI das Fake News, a baiana tem sua atividade destacada nas comissões de Educação, de Cultura e dos Direitos da Pessoa Idosa, da qual é presidente. A atuação em defesa dos trabalhadores, dos direitos da mulher e articulação política também a credenciam como parlamentar em ascensão.

Segundo o Diap, entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado/a ou senador/a que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. “Pode-se afirmar, portanto, que os parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso”, informa o Diap em nota.

Em 2016, Lídice foi a única senadora da Bahia entre os cabeças do Diap. No Senado federal, ela ocupou o ranking quatro vezes: duas como cabeça do Congresso e duas como parlamentar em ascensão, categoria que ela aparece pelo segundo ano consecutivo desde que retornou à Câmara dos Deputados.

Leave a Reply