Skip to main content
IMG_1193Em um dia intenso de atividades em Alagoinhas, a senadora Lídice da Mata reuniu-se com empresários e políticos, recebeu uma pauta de reivindicações para acelerar o desenvolvimento local, inaugurou uma praça, concedeu entrevistas e ainda viu a cidade render homenagens à memória de seu pai, Aurelio Pereira Souza. Sempre acompanhada pelo prefeito Paulo Cézar, Lídice aproveitou para rever os amigos da infância e adolescência na cidade onde viveu antes de mudar-se para Salvador, aos 18 anos, para estudar economia na Ufba.
Os trabalhos da sexta-feira, 25, foram abertos às 7h30, com um café-da-manhã  oferecido pela CDL, ACIA e Sindcomercio, no Hotel Aster. Representantes das três entidades  do empresariado dividiram a mesa com o prefeito Paulo Cézar (PDT), o deputado federal Luiz Argolo (PP) e o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Jorge Mendes (PSB).
Além de Mendes, o PSB de Alagoinhas se fez representar pelas secretárias de infraestrutura, Sônia Maria Fontes, e de Assistência Social, Tatiana Andrade, e pela presidente municipal da legenda, professora Ana Costa. Outro importante aliado político na região presente foi o presidente municipal do PDT, Fernando Aranha.
Os empresários e políticos de Alagoinhas entregaram a Lídice uma pauta de reivindicações com 12 itens, que incluiam a construção de uma nova Central de Abastecimento, a duplicação da BR–116 no trecho entre Alagoinhas e Pojuca, e um campus da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
“Como gestor do município e, sabendo das necessidades da população, ouvimos também as reivindicações das forças empresariais e avaliamos as necessidades prioritárias para o município. Tenho certeza que a senadora Lídice da Mata vai nos ajudar com essas questões”, afirmou o prefeito, destacando o trabalho que levou Alagoinhas a ser reconhecida como o quinto município que mais cresce entre os 417 de todo o Estado da Bahia.
“O empresariado tem a necessidade de manter uma relação estreita com a administração municipal, ouvindo a população para decidir o rumo do crescimento da cidade e vocês estão fazendo isso aqui, aprensentando algumas questões que consideram indispensáveis para o fortalecimento desse desenvolvimento que já é uma realidade. Assumo compromisso com toda esta pauta, mas sem educação não se pode construir um futuro real para esta cidade, razão pela qual a univeridade será a reivindicação que vou atuar de forma mais imediata”, declarou Lídice.
A senadora pretende levar à reitora da Ufba, Dora Leal, o projeto de construção de um campus da universida em Alagoinhas. “Todas as universidades que foram criadas recentemente na Bahia tiveram um Campus da Ufba como embrião, como a universidade do Sul e do Oeste. Um Campus da Ufba é um bom ponto de partida para a criação da Universidade do Litoral Norte, com sede em Alagoinhas”, declarou a senadora.
Do Hotel Astor, as demais autoridades seguiram para o Centro de Alagoinhas, onde inauguraram a praça Castro Leal, construída com recursos oriundos de emenda parlamentar de Lídice da Mata de 2007, quando esta era ainda deputada federal. Lídice elogiou a tenacidade do prefeito Paulo Cezar em recuperar estes recursos que ela já imaginava que estivessem perdidos.
As obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN), através do Programa “A Praça é Nossa” contemplaram novo piso, iluminação, bancos, urbanismo, paisagismo e jardinagem. A emeda de Lídice ainda servirá para a requalificação de outra área de lazer do município, a Praça Dois de Julho.
“Fico feliz em saber que os recursos foram utilizados de forma tão competente e hoje entregamos para a população de Alagoinhas esse importante equipamento de lazer”, completou Lídice, antes de decerrar a placa ao lado de Paulo Cezar e ouvir a homenagem ao seu pai Aurelio Pereira, ex-cidadão alagoinhense, com a execução da música “Amigos para Sempre”.
Da praça recém-inaugurada Lídice dirigiu-se à ultima etapa de compromissos na cidade, a entrevista à Rádio Digital FM, onde abordou diversos assuntos, incluindo o crescimento do PSB nas eleições municipais e a sucessão ao governo do Estado da Bahia em 2014.
Assessoria de Imprensa
25.01.2013

Leave a Reply