Skip to main content

“De sorte que sempre evitado, aquele sertão, até hoje desconhecido, ainda o será por muito tempo”. A profecia de Euclides da Cunha feita em Os Sertões foi evocada pela Senadora Lídice da Mata durante encontro com autoridades políticas e acadêmicas, líderes sindicais e comunitários realizado em Canudos, sábado, 9.

Pela manhã, a senadora participou de cerimônia no Memorial Antônio Conselheiro dos empenhos do primeiro lote de equipamentos cinematográficos que comporão o Laboratório de Audiovisual local ao coordenador do Projeto Canudos, professor Luís Paulo Neiva, e ao reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim.

A tarde, inaugurou as peças museográficas do Parque Estadual de Canudos, painéis gigantes com fotos e ilustrações espalhados pelos principais sítios históricos da Guerra de Canudos, entre os anos de 1896 e 1897. Tanto os painéis quanto os equipamentos audiovisuais foram adquiridos através de emendas parlamentares de Lídice que totalizam R$ 300 mil.

“Nós já provamos a possibilidade de sobreviver à seca, o desafio agora é provar que podemos ir além disso. Precisamos manter acesa a chama de Canudos, “, destacou Lídice, para quem o laboratório de cinema da Uneb é apenas o primeiro passo para explorar as potencialidades culturais de Canudos. “A ideia é constituir aqui um núcleo da indústria criativa, fazer a cidade cenográfica, não sei se vamos conseguir, é um sonho”.

O compromisso de Lídice com Canudos inclui outras três emendas parlamentares, que totalizam mais R$ 800 mil, a serem destinados a partir de 2013 para pesquisa arqueológica, aquisição de tratores para a Associação Agropecuária dos Pequenos Criadores da Fazenda Barriguda, e de tanques-redes, de alevinos para o povoamento e de ração para melhorias da pesca no açude de Cocorobó.

“Tudo o que estamos fazendo é pouco. Não conheço quem quer que se aproxime de Canudos que não se apaixone pelo o que significou e continua significando este lugar. Aquela guerra mostrou para o Brasil o Brasil que não conhecíamos”, destacou Lídice.

O evento no MAC contou com a participação dos prefeitos eleitos de Canudos, Genário Rabelo, o Gel, e de Euclides da Cunha, Fátima Nunes e de Lúcio Conceição, presidente do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável, que abriga 43 entidades da sociedade civil, como associações e sindicatos de trabalhadores rurais, da Colônia de Pesca Z45, de servidores públicos e de apicultores, entre outros. A Uneb foi representada por José Bittes de Carvalho, pró-reitor de Graduação, Edson Barreto, diretor do Campus XXII, e Ivete Teixeira dos Santos, coordenadora do colegiado. O presidente da Câmara de Canudos, Jilson Cardoso, representou os vereadores presentes, assim como vereador Osmar do sindicato e o presidente do PSB municipal, Ednei ‘Chê’, representaram o partido no encontro.

Saneamento

A senadora pediu a ajuda do prefeito Gel para que ambos possam trabalhar juntos na busca dos recursos para resolver um dos mais graves problemas da atualidade em Canudos: a falta de saneamento básico. Segundo o gestor, o lançamento de esgoto sem tratamento no Rio Vaza Barris provocou a contaminação do lençol freático das águas do Açude Cócorobó, que abastece a região. A situação é pior para as comunidades próximas ao açude que não são atendidas por serviço de abastecimento da Embasa e consomem a água sem tratamento. “Testes mostram que a qualidade da água é imprópria para consumo humano e já temos registros de várias pessoas com sérios problemas de saúde por conta disso”, denunciou Gel.

Para Lídice – que assina um projeto de lei para transformar a Bacia do Rio Vaza-Barris em área de atuação da Codevasf – a questão do saneamento em Canudos é emergencial, mas além da demanda é preciso ter bons projetos. “Essa é uma questão que não depende só de mim. Precisamos de um projeto tecnicamente bem fundamentado para colocar debaixo do braço e percorrer os gabinetes do Ministério da Integração Nacional, do BNB e do DNOCS”.

Parque de Canudos

Após o almoço, Lídice dirigiu-se ao Parque Estadual de Canudos para inaugurar a primeira Etapa da implantação das Peças Museográficas. São 19 painéis de 2m50 de altura confeccionados em vidro com ilustrações e fotos de artistas como Pierre Verger, Flávio de Barros, Evandro Teixeira, Tripoli Gaudenzi, Antônio Olavo e Claude Santos, entre outros artistas e fotógrafos renomados. As imagens retratam a resistência sertaneja no cenário que foi palco do massacre de mais de 20 mil conselheiristas e 5 mil soldados.

Segundo o professor Luís Paulo Neiva, a segunda etapa do projeto terá outros 21 painéis, totalizando 40 totens. Antes disso, o Parque Estadual de Canudos, que é administrado pela Uneb, será dotado de energia elétrica e de veículos para a equipe de segurança, que percorre grandes distâncias em clima seco e elevadas temperaturas.

Para o reitor Lourisvaldo Valentuim, o parque qualifica o município a pleitear um campus avançado da universidade. “Canudos já é uma referência em pesquisa. Precisa agora, apenas de cursos de graduação”, pontuou, durante a cerimônia de descerramento da placa de inauguração das peças que transformaram o parque em um museu a céu aberto.

“Eu, que ainda acredito na política enquanto instrumento de transformação, fico emocionada em ver nossos esforços traduzidos em elementos de arte, cultura, preservação da memória, desenvolvimento, geração de emprego e renda. Só tenho a agradecer por esta oportunidade”, completou Lídice.

Assessoria de Imprensa
10/12/2013

Leave a Reply