Notícias

Especial TV Senado: a Constituinte mudou a vida das mulheres, explica Lídice da Mata

Publicada em 05/11/2018

Em 2018 se completam 30 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. E para marcar a data, a TV Senado produziu uma série de documentários com parlamentares, servidores e colaboradores que vivenciaram o processo constituinte em 1987 e 1988. O programa “Testemunha da História – 30 Anos da Constituição”, apresenta o olhar de jornalistas e fotógrafos sobre os dois anos da Assembleia Nacional Constituinte e trazem depoimentos de quem viveu a história, como a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o senador Paulo Paim (PT-RS) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), todos ainda com mandatos no Legislativo federal.

 

O décimo-primeiro episódio da série apresenta a visão de Lídice da Mata, que esteve à frente das mais importantes decisões e reviravoltas políticas daquele momento, contando o que presenciou nos corredores, Plenário, salas de comissões ou mesmo no cafezinho do Congresso. Lídice era uma das mais jovens parlamentares do Congresso quando foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte. Nesse episódio, a senadora narra o dia de votação da emenda da licença paternidade de oito dias. O plenário, era majoritariamente composto por homens e muitos achavam a ideia jocosa. Era possível ouvir os risos dos colegas enquanto o deputado Alceni Guerra discursava”, relembra a senadora ao falar sobre o trabalho de convencimento que as mulheres fizeram na ocasião e como o discurso emocionante permitiu a virada que mudaria a Constituição.

 

Durante a entrevista, a senadora Lídice falou sobre sua trajetória até a Constituinte de 1987 e relembrou as transformações que o País viveu, especialmente em relação às mulheres, na busca por direitos. “Nós mulheres Constituintes fomos o único segmento que se elegeu com uma carta programática… Era expressivo o nascimento de uma mulher política, que ao se confrontar com os desafios da política mudou seu ponto de vista e mudou sua própria vida”, diz a parlamentar baiana.

 

A entrevista com a senadora Lídice da Mata para o documentário especial “Testemunha da História” está disponível no canal da TV Senado no YouTube:

 

Tags

: > > > > > > > > >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Gabinete do Senado Federal

(61) 3303-6408 / 3303-6414 (fax)

lidice.mata@senadora.leg.br

Ala Senador Teotônio Vilela, Gabinete 15 - Anexo 2 Senado Federal CEP 70165-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3240-3455 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais