Skip to main content

A senadora Lídice da Mata esteve em sua sua terra natal nesta quarta-feira (25/7), para participar da inauguração do trecho de 16 quilômetros de pavimentação da BA-880, em Santiago do Iguape, no município de Cachoeira. A obra pôs fim a um isolamento secular das 14 comunidades quilombolas situadas entre os povoados de Opalma a São Francisco do Paraguaçu.

“Santiago do Iguape é um lugar de forte tradição dos ritos mais importantes das raízes africanas. Conheço desde criança, pelas histórias que meu pai contava da mobilização da população local pelo direito à terra”, declarou Lídice durante a cerimônia realizada em um palco improvisado na localidade, que contou com autoridades do Estado e da Prefeitura de Cachoeira. Em Santiago do Iguape foi construída, pelos jesuítas, a primeira Igreja do interior da Bahia, a Matriz de Santiago do Iguape, em 1608.

Para a moradora Maria Conceição dos Santos Silva, o asfalto representa um novo tempo para a região. “Quando chovia era barro; quando fazia sol, era poeira. Demorava tanto para chegar à Cachoeira que eu tive minha filha no meio do caminho”, relata, com a menina Rafaela, de quatro anos, no colo.

Segundo o líder comunitário Teodoro, a pavimentação da estrada que corta a região foi uma reivindicação que levou pessoalmente ao governador em seu primeiro ano à frente da administração estadual, em 2007, quando da oficialização da transferência da capital do Estado para o município de Cachoeira, projeto de autoria da então deputada estadual Lídice da Mata. “Foi uma luta constante junto à nossa senadora, a Pinheiro, Luís Argolo e Nelson Leal”, relatou.

“Com esta estrada, o governador não pensa em dividendos eleitorias, mas em cumprir sua promessa de interligar as mais remotas comunidades da Bahia”, destacou o senador Walter Pinheiro.

Segundo o vice-governador e secretário de infra-estrutura, Otto Alencar, desde janeiro de 2011 o governo da Bahia já pavimentou 1.950 quilômetros de estradas. “Eram 43 sedes municipais sem ligação asfáltica, agora são apenas 21”, disse Otto.

O governador Jaques Wagner disse que foram gastos mais de R$ 6,5 milhões na pavimentação e recuperação de pontes, mas prometeu novas obras para beneficiar a região. “Vou pedir ao comando da Polícia Militar para instalar um posto policial em Santiago, pois não podemos perder nossa juventude para a criminalidade. Vamos fazer incursões junto ao Iphan para recuperar o belo patrimônio artístico do Convento e iremos tratar com as companhias telefônicas para instalar uma torre de telefonia celular”.

Confira as fotos:

[nggallery id=28]

Assessoria de Imprensa, 26/07/2012

Leia também: Recuperação de estrada na região de Cachoeira beneficia quilombolas

Leave a Reply