Skip to main content

A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), encaminhou ao comitê do Prêmio Nobel da Paz, indicação para que as Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve recebam o prêmio Nobel da Paz pelo trabalho prestado a diversos povos ao redor do mundo no combate ao coronavírus.

Atualmente, a nação caribenha conta com mais de 3,7 mil colaboradores organizados em 46 brigadas médicas, enviadas a 36 países e territórios afetados pela Covid-19.

No documento, a presidente do grupo, que reúne deputados e senadores de distintas correntes políticas no Congresso Nacional, destaca também as milhares missões das brigadas em todo o mundo em 55 anos de cooperação médica.

Criado em setembro de 2005, as Brigadas Médicas já salvaram milhares de vidas em países assolados por terremotos, furacões e epidemias em diferentes regiões da África, América Latina, Caribe e Ásia.

Foram 600 mil missões espalhadas por 164 países envolvendo mais de 400 mil trabalhadores. Dentre elas, destacam-se a luta contra o Ebola, na África Ocidental, a cegueira na América Latina e Caribe e o cólera no Haiti.

Via PSB Nacional

Leave a Reply