Notícias

Grupo Parlamentar Brasil-Cuba é reinstalado com Lídice na presidência

Publicada em 27/09/2019

Foto: Sérgio Francês (Liderança do PSB na Câmara)

O Grupo Parlamentar Brasil-Cuba foi reinstalado na terça-feira (24/9), na Câmara dos Deputados, tendo novamente a presidência da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). O grupo foi criado há 30 anos e tem como objetivos o fortalecimento das relações interparlamentares e debates sobre temas de interesse dos dois países.

Lídice da Mata lamentou que, justamente no dia da reinstalação do grupo, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tenha feito um discurso na ONU criticando os cubanos. “O presidente não honra o País com sua fala e demonstra desconhecimento das relações diplomáticas históricas entre Brasil e Cuba. Bolsonaro não representa a política externa brasileira de equilíbrio e respeito com diversos países da América Latina e também com os principais países do mundo”, afirmou.

A deputada completou que os dois países têm formação e tradição cultural semelhantes. “Entendemos que o povo que fez todo um caminho da construção da independência de sua Nação merece nossa consideração e respeito”, disse. A socialista destacou a saúde de qualidade presente em Cuba que é referência mundial. “O Brasil comprovou esta qualidade por meio do programa Mais Médicos, que tanto contribuiu para o nosso País nos mais distantes rincões. Recebemos a assistência e a solidariedade dos médicos cubanos formados com espírito solidário”, disse.

O grupo conta com 65 deputados e 12 senadores. Pelo PSB, integram o grupo os deputados socialistas Marcelo Nilo (BA), Gervásio Maia (PB), Aliel Machado (PR), Mauro Nazif (RO) e Bira do Pindaré (MA), além dos senadores Leila do Volei (DF) e Veneziano Vital do Rêgo (PB).

O embaixador cubano no Brasil, Rolando Gonzalez, presente ao encontro, agradeceu esse grupo de amizade criado no Congresso brasileiro. “Nosso mais profundo respeito e gratidão e mais sincero reconhecimento. Nosso povo os admira e nunca os decepcionará”, acrescentou. Gonzalez afirmou ser Cuba um país cuja resistência e esforço o mundo observa com respeito e que possuem grande infraestrutura e relações sólidas com diversos países. Também destacou a continuidade do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há quase seis décadas pelo governo norte-americano ao seu país. Da solenidade de reinstalação do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba participaram, ainda, os embaixadores da Síria, Palestina, Angola, Bolívia, Nicarágua Rússia e El Salvador.

Com informações da Liderança do PSB na Câmara

Leia também: Embaixador de Cuba agradece solidariedade do parlamento brasileiro

Embaixador de Cuhttps://www.vermelho.org.br/noticia/323671-1ba agradece solidariedade do parlamento brasileiro

Tags

: > > > > > > > >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

    Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

    (61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

    Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
    CEP 70160-900 - Brasília - DF

    Escritório de Apoio Parlamentar

    (71) 3036-4063 e 3240-3326

    lidice@lidice.com.br

    Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
    CEP 41940-160 Salvador - BA

    Acompanhe nas redes sociais