Skip to main content

 Começa nesta quinta-feira (28/6), em Ilhéus, o Festival Internacional do Chocolate, em sua quarta edição. Os organizadores esperam um público de 30 mil visitantes, número este impulsionado pelo centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, que nasceu em Ilhéus. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) prestigia a abertura do evento e mencionou o Festival em pronunciamento no plenário do Senado esta semana.

O Festival Internacional do Chocolate será promovido até 2 de julho, no Centro de Convenções da cidade. O evento já se consolidou como uma das principais atrações do calendário turístico e do agronegócio da região produtora do cacau, matéria-prima do chocolate. Entre os eventos programados, um deles é a Feira do Chocolate, com produtos de grandes marcas e de cooperativas de agricultura familiar da região, além da Jornada do Chocolate, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre cacau, chocolate e mercado.

Salon du Chocolat – Em seu discurso, a senadora baiana também lembrou que na próxima semana é a vez  do Salon du Chocolat, que pela primeira vez será realizado na América Latina, em Salvador, entre os dias 2 e 8 de julho. O salão já esteve presente em cidades como Paris, Nova Iorque, Tóquio, Xangai e Madri e agora, pela primeira vez, no único país do mundo que é, ao mesmo tempo, grande consumidor e produtor de cacau.  Segundo o presidente do Instituto Cabruca (um dos realizadores do evento), Durval Libânio, a expectativa é de que sejam gerados R$ 50 milhões em negócios, durante e após o evento.

O Salon du Chocolat será dividido em três momentos: nos dias 2 e 3 de julho, haverá visitas técnicas às fazendas em Ilhéus. Nos dias 4 e 5, será realizado o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, em Salvador, no Palácio Rio Branco, tendo como tema o futuro do cacau. Já para o público interessado em experimentar as iguarias do chocolate, o evento começará no dia 6 e vai até o dia 8, com expectativa de que mais de 15 mil pessoas visitem o Centro de Convenções e participem da programação, que inclui demonstração gastronômica, shows, desfiles e outras atividades.

Assessoria de Imprensa, 27/06/2012

 

Leave a Reply