Skip to main content

Entidades governamentais e não governamentais têm até o dia 1º de novembro para enviar ao Senado indicações de mulheres para concorrer ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Instituída em 2001, a premiação é uma homenagem a brasileiras que tenham desenvolvido atividades relacionadas à defesa dos direitos da mulher e a questões de gênero no Brasil. Uma das agraciadas na edição 2012 do prêmio foi a presidente Dilma Rousseff.

As inscrições, acompanhadas do currículo da candidata e da justificativa de sua escolha, devem ser encaminhadas à Secretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento, que integra a Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

Cinco mulheres de diferentes áreas de atuação serão escolhidas pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, entre os currículos recebidos. A organização do diploma publicou uma sugestão de formulário para indicação de candidatas na página da premiação.

O conselho que selecionará as agraciadas é presidido pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e tem como vice-presidente a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A entrega da 12ª edição do diploma acontecerá em março de 2013, em sessão especial do Senado também destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher. Outras informações sobre o diploma podem ser obtidas pelos telefones (61) 3303-4561 e (61)3303-5259 ou pelo e-mail: scop@senado.gov.br

Bertha Lutz – Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) empresta seu nome ao prêmio por ter se destacado na luta pelos direitos políticos das mulheres. Ela é considerada uma das pioneiras do feminismo no Brasil e é conhecida como uma grande líder na luta pelo direito de voto das mulheres brasileiras.

Agência Senado

Leave a Reply