Skip to main content
Foi lançada na terça-feira (7/5), na Câmara dos Deputados, a Associação dos Economistas pela Democracia (ABED). A iniciativa partiu de um grupo de economistas e representantes de entidades da sociedade civil e, no Congreso Nacional, contou com a adesão e incentivo da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), formada em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Recebi o chamado para ser instrumento deste importante lançamento na Câmara. Compreendemos que o processo democrático no País está profundamente ligado ao bem-estar social previsto na Constituição”, afirmou a socialista.

A ABED é uma entidade que congrega economistas e profissionais afins, comprometidos com a promoção da democracia e com a defesa do sistema de proteção social e de direitos do cidadão conquistados na Constituição. A associação luta pela construção de uma nação inclusiva, solidária, equitativa e soberana, bandeiras defendidas pela socialista Lídice em seu mandato na Câmara.

De acordo com Lídice, existem modelos econômicos possíveis para a construção de uma sociedade menos elitista. “Acreditamos na capacidade de tornar o Brasil uma nação independente, com soberania econômica e rica do ponto de vista social. Vamos buscar ferramentas para uma economia onde a grande maioria do povo brasileiro tenha acesso às riquezas do País. Juntos somos mais fortes”, disse a parlamentar.

Lídice acrescentou que a ABED chega em momento oportuno para unir forças contra os retrocessos do governo Bolsonaro. Membro da ABED, a economista Esther Bemerguy reforçou a fala da deputada e afirmou que o grupo não compactua com o que considera a usurpação dos direitos do povo. “Buscamos apresentar um programa nacional de desenvolvimento que inclua toda a população e lute pela soberania do Brasil”, reforçou.

O economista Adroaldo Quintela Santos, também da ABED, disse que a entidade terá um trabalho permanente na defesa de um País mais justo e com igualdade econômica. “O lançamento na Câmara nos traz o novo desafio de crescer e fortalecer este movimento para enfrentar o projeto neoliberal apresentado pelo novo governo.” Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Amazonas, Pará e o Distrito Federal já contam com a ABED organizada. A meta da Associação é alcançar todas as unidades federadas até o final de 2020.

Assessoria de imprensa PSB na Câmara com dados da ABED

Leave a Reply