Skip to main content

Foto: Alessandro Dantas

Sete partidos do campo progressista — PT, PCdoB, PSB, PCO, PSOL, PCB e PDT lançaram nesta quarta-feira (18/4) a Frente pela Democracia, Soberania e Direitos do Povo Brasileiro. A articulação, sem finalidades eleitorais, pretende organizar ações políticas de resistência aos ataques às liberdades democráticas, direitos sociais e patrimônio nacional, assim como o combate à violência política disseminada no País.

 

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou do lançamento da frente, que uniu os presidentes dos diretórios nacionais do PSB, Carlos Siqueira; do PT, senadora Gleisi Hoffman; do PCdoB, deputada federal Luciana Santos; o presidente do PDT, ex-ministro Carlos Lupi; do PSOL, Juliano Medeiros; o secretário-geral do PCB, Paulo Oliveira; e o dirigente nacional do PCO, Antônio Silva. O presidente do PSB Nacional, disse esperar “que seja uma Frente da sociedade brasileira, que lutará para que a nossa democracia não feneça. A democracia requer direitos sociais. Esse governo ilegítimo, corrupto é inaceitável de Temer tem negado esses direitos”.

 

No manifesto apresentado nesta quarta-feira, os partidos signatários apontam o assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, e de seu motorista, Anderson Gomes, como o episódio mais dramático da violência política, mas não o único.  A partir da constituição formal da Frente, a expectativa é que representações do movimento social e popular e outras forças políticas venham se somar a essa articulação, que pretende trabalhar unida na conscientização da população, na denúncia do retrocesso e na construção de um amplo debate nacional “contra o avanço do ódio, da intolerância e da violência. Só assim poderemos reconstruir um Brasil soberano e de respeito absoluto ao estado de direito”, afirmam os partidos.

 

Confira a íntegra do Manifesto:

   

 

Com informações do Portal do PT

Leave a Reply