Notícias

Lídice adere à Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos

Publicada em 13/02/2019

Mais de 50 entidades da sociedade civil organizada realizaram na terça-feira (12/2) ato para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados. Durante o evento, os parlamentares receberam uma carta com alerta às ameaças de retrocesso nos pilares democráticos e a sugestão para a criação deste grupo parlamentar.

Entre os parlamentares presentes ao encontro estavam os socialistas Lídice da Mata (BA), Camilo Capiberibe (AP) e Bira do Pindaré (MA). Para Lídice, a nova Frente será indispensável e deverá funcionar como uma das trincheiras fundamentais para enfrentar o novo sistema de governo que se instala no Brasil. “Assistimos agora ao crescimento do discurso de violência e precisamos de mobilização permanente na defesa dos direitos humanos e sociais”, disse a deputada baiana. A socialista sugeriu que o colegiado desenvolva uma campanha de articulação com a sociedade para apoiar os direitos humanos e garantir as bases democráticas do Estado de direito.

A carta destinada aos deputados e senadores dá como exemplo aos riscos à democracia a edição da Medida Provisória nº 870 no primeiro dia do governo Bolsonaro, que criou a possibilidade de monitoramento e controle das atividades das organizações não governamentais e organismos internacionais. Segundo o documento enviado ao Congresso Nacional, a MP afronta dispositivos constitucionais.

As entidades dizem também que o cenário de intolerância e discriminação foi potencializado pelas reformas estruturais nos órgãos internos do Estado, “como as mudanças realizadas no Ministério dos Direitos Humanos, a retirada do ar de material exclusivo sobre saúde de homens transgêneros, os discursos que ferem a dignidade de mulheres e a retirada do Brasil do Pacto Global de Migração.” A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos será lançada assim que forem colhidas todas as assinaturas dos parlamentares.

12/02/2019 – Assessoria de imprensa, com Liderança do PSB na Câmara

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

(61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
CEP 70160-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3240-3455 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais