Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) enviou um requerimento para registro no plenário da Câmara dos Deputados e, nos Anais, de Voto de Pesar pelo falecimento, aos 76 anos, do advogado, professor universitário, ex-vereador de Salvador e companheiro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Fernando Roth Schmidt, ocorrido no dia 4 de maio de 2020, em Salvador. O pedido foi feito com base nos termos do artigo 117, inciso XVIII, do Regimento Interno da Casa.

“Schmidt, como era chamado, deixou um grande legado na Bahia de como exercer a política com ética, coerência e elegância. Entre as suas principais características, destacava-se a capacidade de diálogo, generosidade e lealdade”, destacou a socialista.

Na política, Lidice e Schmidt ingressaram praticamente no mesmo período, quando foram eleitos vereadores de Salvador em 1982, pelo PMDB, partido que abrigava todas as legendas de oposição. Naquela Câmara Municipal, Schmidt se firmou como grande liderança, demonstrando toda sua habilidade na condução da bancada composta por 26 vereadores de oposição.

Em 1993, quando Lídice da Mata se elegeu prefeita de Salvador, Fernando Schmidt foi convidado para ser Secretário de Governo, período em que revelou mais uma das suas qualidades: a diplomacia. Foi ministro interino do Emprego e Renda, no governo Lula, e secretário de Governo na gestão de Jaques Wagner, entre os anos de 2007 a 2015. Foi professor universitário e conquistou o reconhecimento de uma legião de alunos.

Schmidt deixou sua marca registrada no esporte e escreveu seu nome na história do Esporte Clube Bahia, uma de suas grandes paixões, exercendo o cargo de presidente, por duas vezes. A primeira gestão ocorreu de 1973 a 1979, período em que a agremiação conquistou sete campeonatos do estado, consecutivos. Em 2013, foi peça fundamental na democratização do clube baiano, sendo eleito o primeiro presidente pelo voto direto de todos os sócios.

A partida de Schmidt foi realizada sem despedidas presenciais, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Sem dúvida, foi uma grande perda para a Bahia e, com certeza, ele fará muita falta nesse que é um dos períodos mais graves que o País atravessa. Nossos sentimentos aos familiares, em especial ao seu irmão Alberto, e aos muitos amigos e admiradores que deixou”, lamentou Lidice da Mata.

Leave a Reply