Skip to main content

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou, nesta terça-feira (22), requerimento de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que ele preste esclarecimentos sobre os áudios divulgados pelo jornal Folha de São Paulo. O conteúdo teria sido registrado em um encontro de prefeitos onde Milton Ribeiro, afirma que o governo prioriza a liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, para amigos de pastores, a pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo fala do próprio Ministro, é prioridade atender prefeituras cujos pedidos de liberação de verba tenham sido negociados por Gilmar Santos, que comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia.

Os dois pastores não possuem cargo no governo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC.

Ainda, de acordo com as informações veiculadas na imprensa, a liberação de
verbas para essas prefeituras geraria uma contrapartida, que seria o apoio dos municípios para a construção de igrejas.

“Não é de hoje que acompanhamos o sucateamento da Educação com ausência de políticas de planejamento e cortes tão vultosos que, fizeram com que no atual governo a pasta tivesse o menor orçamento da última década. Num cenário de tantas dificuldades, é inaceitável a prática de privilégios, e principalmente, liberações de verbas em troca de benefícios e por recomendação do mandatário da República. Tal prática carrega em si violações como crime de responsabilidade e tráfico de influência” diz o texto do requerimento.

A deputada afirma ainda que é imperioso que a Câmara dos Deputados tome providências no sentido de apurar as informações veículadas, através das explicações do Ministro Milton Ribeiro, razão pela qual sua convocação foi solicitada.

Leave a Reply