Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) alertou, em pronunciamento nesta terça-feira (5/6), sobre os dados alarmantes relativos ao número de assassinatos de jovens negros no Brasil. A parlamentar, que foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou as mortes violentas de pessoas com idade entre 16 e 25 anos, lamentou que o País tenha alcançado a marca de 30,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, divulgadas no Atlas da Violência 2018. Os dados correspondem ao ano de 2016, quando, segundo o documento, mais de 60 mil pessoas foram assassinadas no País. O estudo é elaborado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

 

De acordo com o Atlas, a violência está migrando entre as diversas regiões brasileiras e os homicídios já correspondem a mais de 50% dos óbitos entre os homens com idade entre 15 e 19 anos no Brasil. Os números de 2016 são 7,4% maiores em relação ao ano anterior. “Entre os mortos, mais de 71,5% eram pretos ou pardos, número duas vezes e meia maior que o de não negros”, destacou a senadora.

 

Lídice também chamou a atenção para os casos de estupro, que foram mais de 49 mil em 2016. “Esse é um Brasil que precisamos superar, que é o Brasil da violência”, disse.

 

Vale a pena ler também: No Brasil, dois países: para negros, assassinatos crescem 23%. Para brancos, caem 6,8%

 

Acesse aqui a íntegra do Atlas da Violência 2018

 

Assessoria de imprensa, 05/06/2018

Leave a Reply