Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou, nesta segunda-feira (9), a omissão do presidente Michel Temer em relação à situação da Fábrica de Fertilizantes Hidrogenados, que teve sua hibernação anunciada e depois adiada pela Petrobrás. A parlamentar baiana participou de sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir o assunto.

Segundo ela, Temer foi omisso quando delegou a situação ao presidente da Petrobrás, Pedro Parente. “Lembro que o então presidente Itamar Franco (PMDB) voltou atrás na decisão de privatizar a empresa, que na época se chamava Nitrofértil, exatamente pela sua importância estratégica para a Região Nordeste. O presidente Fernando Henrique (Cardoso) também abortou a privatização da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco pelo mesmo motivo, portanto esse é um assunto do Planalto e não apenas da Petrobrás ou de um ministério qualquer”, avaliou.

Apesar do adiamento da hibernação, a senadora disse que é preciso que os parlamentares baianos se mantenham vigilantes para que essa decisão não seja passageira. “É do caráter neoliberal deste governo ilegítimo esvaziar a coisa pública, sucateá-la e vende-la a preço de banana.

Lídice afirmou ainda que a produção de fertilizantes é muito importante para o mercado interno, pois o Brasil não pode se tornar refém de outros países, passando a ser importador do insumo.

A FAFEN é responsável pela produção de 474 mil toneladas/ano de ureia, 474 mil toneladas/ano de amônia e 60 mil toneladas/ano de gás carbônico, tendo os dois primeiros importância fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil. Somente na Bahia a empresa mantém 700 postos de trabalho.

Leave a Reply