Skip to main content

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) assinou manifesto, junto com outras parlamentares, contra a violência política de gênero. A iniciativa se deu após o comportamento desrespeitoso em que sofreu a deputada Maria do Rosário (PT-RS) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.

Além de desmerecer o direito de fala da deputada petista no colegiado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais para se referir a mulheres deputadas como “pessoas portadoras de vagina levadas à loucura diante da verdade”, se referindo ao ocorrido com Maria do Rosário.

“É espantoso que alguns parlamentares ainda insistam em atacar as mulheres que usam de suas prerrogativas constitucionais e são eleitas para cargos eletivos. Deputados que desonram o cargo que ocupam, como representantes do povo, atacando o preceito da igualdade de direitos. A eles dizemos: NÃO PASSARÃO”.
Trecho do manifesto assinado por deputadas

As parlamentares não querem que comportamentos como esses desestimulem as mulheres de participar ativamente da vida política no país. “Reagiremos e continuaremos a denunciar e lutar contra a violência política de gênero.”

Machismo denunciado – Além do manifesto, deputadas da bancada feminina do PTMDB, Psol, PCdoB e até do PSL, partido de Eduardo Bolsonaro, prepararam uma representação ao Conselho de Ética da Casa contra o filho do presidente. O objeto da denúncia também é a manifestação do parlamentar sobre a discussão entre a Maria do Rosário e o deputado Éder Mauro (PSD-PA) na sessão da CCJC da Casa.

Leia aqui a íntegra da representação.

Com informações do Portal Socialismo Criativo

Leave a Reply