Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) anunciou nesta terça-feira (24) ter apresentado requerimento de informações ao Ministério da Educação sobre as medidas a serem adotadas na implantação da reforma do ensino médio. Ela afirmou que especialistas estão debatendo a possibilidade de implantação da educação a distância em até 40% do ensino médio e em 100% do ensino a jovens e adultos.

Lídice da Mata teme que a medida seja aprovada, pois, segundo ela, isso aumentaria as diferenças entre os jovens pobres e os das classes mais abastadas. Para ela, a medida representa a terceirização das escolas públicas.

A senadora citou dados sobre a evasão escolar no Brasil e acredita que a adoção da educação a distância pode piorar o cenário. Segundo ela, a desistência pode aumentar pela falta de domínio sobre o uso do computador e da internet, pela falta de encontros com professores, pela ausência de reciprocidade e falta de socialização, que é uma das funções da escola.

— Tinha razão Darcy Ribeiro quando afirmava que esse país é enfermo de desigualdades. Permitir que 40% da carga horária do ensino médio e 100% da educação de jovens e adultos sejam a distância vem sendo compreendido pelos especialistas como o mais duro golpe na educação nacional.

Agência Senado 

24.04.2018

Leave a Reply