Skip to main content

Plenário do SenadoO monge beneditino Dom Gregório Paixão, que acaba de assumir a Diocese de Petrópolis (RJ), recebeu homenagem da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que ressaltou as realizações do religioso para a cultura da cidade de Salvador.

“Foi responsável também pela recuperação da biblioteca do Mosteiro de São Bento, tombada pela Unesco como uma das mais importantes bibliotecas do mundo. O nosso Mosteiro de São Bento, em Salvador, é o mais antigo da América Latina, é um mosteiro do século 16”, disse.

Lídice da Mata lembrou que dom Gregório foi o responsável pela reativação do coral do Mosteiro de São Bento: “Um coral belíssimo, que se apresenta com os cânticos gregorianos, oferecendo um espetáculo maravilhoso”, disse.

Jurista – A senadora lembrou também os 70 anos da morte do político e jurista baiano Joaquim José Seabra (1855-1942), que governou a Bahia por dois mandatos. “Foi ministro da Justiça e Negócios Interiores entre 1902 e 1906; interinamente ocupou o Ministério das Relações Exteriores; e foi também ministro da Viação e Obras Públicas entre 1910 e 1912; além de ter sido um dos dois únicos políticos a figurar nas duas primeiras constituintes da República. Foi um dos mais eminentes tribunos contra o regime instaurado por Vargas no País”, enumerou Lídice da Mata.

Agência Senado, 17/12/2012

Leave a Reply