Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) chamou atenção para a necessidade de o país fortalecer a cadeia produtiva do leite. Segundo informou, existem mais de 1,1 milhão de fazendas leiteiras no Brasil e o governo precisa incrementar o apoio ao setor. “Muitos são os estudos e pesquisas que comprovam a importância do leite na cadeia produtiva de nossa economia”, afirmou a senadora ao registrar que o Brasil é o sexto maior mercado de leite do mundo.

Lídice acrescentou que a produção brasileira de leite em 2012 vai ultrapassar os 30 bilhões de toneladas, gerando 4,6 milhões de empregos e totalizando R$ 9,6 bilhões em impostos arrecadados. “Ainda assim, precisamos avançar muito para fortalecer a cadeia produtiva do leite e discutir como melhor trabalhar esse setor”, disse.

Lídice da Mata comunicou que Brasília sedia esta semana (6 a 8 de novembro) a 1ª Conferência Nacional do Leite, com representantes das diversas esferas do Poder Público, entidades e associações civis, cooperativas, sindicatos, empresários, instituições de ensino e pesquisas, entre outros. “Esta conferência nacional tem como objetivo debater e definir os princípios e diretrizes que irão nortear a política nacional do leite em nosso país”, explicou.

No encontro, serão debatidos temas como saúde animal, vigilância sanitária, assistência técnica e extensão, políticas de crédito e criação de um marco regulatório para o setor.

Agência Senado

Leave a Reply