Skip to main content

Em pronunciamento no Plenário do Senado na quarta-feira (17/10), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) citou estatísticas sobre a “onda de violência” que afeta a infância e a adolescência no Brasil e defendeu a garantia e a ampliação dos direitos e cuidados principalmente com a primeira infância, que vai de zero a seis anos de idade.

 

A senadora baiana lembrou que o texto da Constituição assegura o direito à vida das crianças e jovens como prioridade e criticou o que chamou de “encolhimento” da preocupação do governo federal com os investimentos na primeira infância. “Não se pode desenvolver políticas públicas condizentes com a necessidade da população com cortes orçamentários que, somente no atual governo, chegaram a 17% da diminuição do orçamento para a educação infantil”, defendeu.

 

Lídice da Mata também comemorou o aumento da bancada feminina no Congresso, mas, em sua opinião, o número de deputadas e senadoras eleitas ainda está abaixo do necessário. A parlamentar considerou fundamental para esse resultado nas urnas a decisão do TSE que destinou 30% do Fundo Eleitoral para as campanhas de mulheres.

 

Assista à íntegra do pronunciamento.

 

 

Leave a Reply