Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) repercutiu nesta terça-feira (10/7) as reivindicações dos produtores baianos de cacau, que cobram uma solução para o endividamento do setor. Ela espera que o segmento do cacau seja contemplado nas emendas que ela apresentou à Medida Provisória 842/2018, destinada a incentivar a liquidação de dívidas da agricultura familiar.

 

“Precisaremos garantir a alteração da legislação, pleiteada pelos produtores de cacau. E mais: garantir sua inclusão no benefício, porque esta medida provisória, da forma como está, é totalmente desrespeitosa com os produtores rurais do Norte e Nordeste. Não é possível que estes produtores continuem sofrendo os impactos da crise econômica, sem respaldo para reorganizar suas produções”.

 

A parlamentar baiana, ao lembrar que os produtores de cacau foram duramente afetados pela seca, propôs o enquadramento dos participantes do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana nos artigos da medida provisória que tratam da renegociação das dívidas.

 

Festival do Cacau – Lídice também destacou a realização, no município baiano de  Ilhéus, de 18 a 22 de julho, do Chocolat Festival, considerado o maior evento de chocolate do Brasil, em sua décima edição. O evento reúne toda a cadeia produtiva do cacau e do chocolate, além de derivados, e apresenta, ainda, manifestações culturais e artísticas que giram em torno deste rico alimento. Uma atividade que ajuda a firmar o Sul da Bahia como principal região produtora de chocolate de origem do Brasil e promover o turismo e a cultura regional com características da economia criativa.

 

“Desde 2009, o Chocolat Festival Bahia marca o calendário turístico de Ilhéus e consolida este destino já famoso pelas fazendas de cacau e pelas obras de Jorge Amado”, lembrou a senadora. No ano passado, o evento reuniu, durante quatro dias, mais de 80 expositores e cerca de 60 mil pessoas, entre visitantes, produtores, jovens empreendedores, pesquisadores, técnicos e chefs, além de chocolateiros de todo o Brasil e do mundo. Além das exposições, degustação e venda de produtos, durante o evento são promovidos cursos e palestras.

 

Acompanhe a íntegra do pronunciamento.

Leave a Reply