Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou nesta terça-feira (3/7), em Plenário, o Dia da Independência da Bahia, comemorado em 2 de julho. A data marca a definitiva expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, após a declaração de independência do Brasil, em 1822.

– Nós lutamos pelo reconhecimento dessa data não apenas como uma data para os baianos, mas para todos os brasileiros, porque foi naquele momento que se consolidou a independência do Brasil nas terras baianas, mas com participação de tropas de diversos estados brasileiros.

Apesar de a independência do Brasil ter sido declarada em 1822, as tropas portuguesas procuravam manter a província da Bahia sob domínio da antiga metrópole. As lutas pela consolidação da independência brasileira se estenderam pelas províncias onde a presença das tropas era maior, como Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Aeroporto – Lídice da Mata fez um apelo em favor do andamento de projeto da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) que transforma o dia 2 de julho em data histórica no calendário de efemérides nacionais. O PLC 61/2008 aguarda, desde 2009, inclusão na ordem do Dia do Senado.

A senadora também defendeu a volta do antigo nome do aeroporto Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luis Eduardo Magalhães. O aeroporto, que se chamava Dois de Julho, teve o nome alterado em 1998, após a morte do deputado. A volta do antigo nome é objeto do PL 6106/2002, do deputado Luiz Alberto (PT-BA), que tramita na Câmara.

– Certamente esse mesmo Congresso que tirou o nome do Aeroporto Dois de Julho há de reconhecer a justiça da homenagem feita pelo povo baiano. E o nosso aeroporto voltará a se chamar Dois de Julho – disse a senadora.

A homenagem foi feita também pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), que registrou a importância da data, que considera um momento histórico para os baianos, componente decisivo na consolidação da independência do Brasil.

Agência Senado

Leave a Reply