Skip to main content

“Se estamos empenhando solidariedade a Cuba é porque aprendemos antes com Cuba o significado da palavra solidariedade”. Assim a senadora Lídice da Mata expressou seu apoio aos própósitos defendidos pela XX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, evento que está sendo realizado até o próximo domingo no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Na qualidade de vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba no Congresso Nacional, Lídice participou do primeiro painel promovido pela Convenção, na manhã desta sexta-feira(25), no Salão Oxalá, ao lado do embaixador de Cuba, Carlos Rafael Zamora Rodríguez, do embaixador da República Bolivariana no Brasil, da Venezuela, Maximilien Sánchez Arveláiz, e da presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.
Em sua intervenção, Lídice destacou as ações do Grupo Parlamentar  Brasil-Cuba para somar-se à luta do povo cubano, especialmente na resistência ao bloqueio econômico – ao qual chamou de ‘perverso’ – e na libertação dos cinco heróis cubanos presos nos Estados Unidos.

Geraldo Hernandez, Antonio Guerreiro, Renê González, Ramon labañino e Fernando González estão presos desde 1998 acusados de espionagem contra o governo americano e terrorismo, quando na verdade foram enviados a Miami pelo governo cubano para que se infiltrassem entre os terroristas e prevenissem crimes que os Estados Unidos jamais puniram ou investigaram, como o atentado que em 1976 explodiu um avião da Cubana de Aviación matando todos os 73 passageiros e tripulantes a bordo.

“Temos tentado vencer pelo cansaço a embaixada dos Estados Unidos no Brasil no sentido de aprovar a visita de uma comissão de parlamentares brasileiros aos heróis cubanos”, declarou a senadora baiana, lembrando  que o Grupo Brasil-Cuba é mais antiga frente parlamentar em atividade no Congresso Nacional, com 23 anos de existência, e que congrega representantes de todos os partidos brasileiros, dos mais diversos espectros ideológicos.

Lídice observou ainda as enormes possibilidades de cooperação que se vislumbram entre os dois países. “Temos como um dos principais desafios ao nosso desenvolvimento o apagão de mão-de-obra brasileira, e o apoio de Cuba pode ser fundamental para isso, visto que é um país que guarda os melhores índices educacionais da América Latina”.

Após sua apresentação, Lídice foi convidada pela presidente da Associação José Marti de Belo Horizonte, Miriam Gontijo, a levar a experiência do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba no Congresso nacional para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Leave a Reply