Skip to main content

Em pronunciamento realizado na Comissão de Educação da Câmara de Deputados, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) demonstrou ser totalmente contrária às declarações do então ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao afirmar “não querer o inclusivismo nas escolas”. A parlamentar disse estar chocada com as falas de Ribeiro e reforçou a necessidade de uma atenção especial para essa temática. “Não se trata de um debate político, se trata de um direito constitucional, de um direito à educação e de incluir a todos e a todas as crianças”, salientou.

Na oportunidade, Lídice ainda fez uma reflexão sobre a importância do respeito entre os estudantes com todas as suas diferenças. “Imagine cada criança que entra em sala de aula e é tratada com respeito pelos seus colegas?! E que eles aprendam também a tratá-la com respeito?! Minha neta tem na sua sala de aula um os dois colegas que possuem deficiência em graus diferentes… E ela sempre comenta comigo ‘Olha vó, cada um dos meus coleguinhas tem o seu tempo. Seu tempo de aprender, a sua forma de fazer e cada um de nós faz de um jeito'”, declarou a deputada.

Para Lídice, o ambiente escolar é, sem dúvidas, um local de inclusão e aprendizado mútuo. Por isso, ela reforça a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos de todos e ensinem aos estudantes noções de cidadania e de respeito. “Todos juntos por uma escola inclusiva no Brasil. Quem deve estar excluído da escola é alguém que não tem condição de fazer avançá-la”, explicou.

Leave a Reply