Skip to main content

Flores, uma placa de prata e muitos agradecimentos e elogios. Foi com grande entusiasmo que Lauro de Freitas saudou na úlitma sexta-feira, 9, sua mais nova filha: nascida em Cachoeira, a senadora Lídice da Mata agora também é cidadã laurofreitense, título concedido pela unanimidade dos 12 vereadores da Câmara Municipal, cinco dos quais presentes à concorrida sessão especial realizada na Casa do Trabalhador.

“Estou muito honrada, comovida e agradecida pela generosidade deste gesto e pelos elogios até exagerados que aqui recebi”, declarou a senadora, ladeada pelos colegas de partido e proponentes da homenagem, os vereadores socialistas Carlucho e Zé Augusto, e pela prefeita Moema Gramacho. O PSB ainda esteve representado na mesa pelo secretário de Educação, Paulo Aquino, pela presidente do diretório municipal, Solange Pires, e pela representante do Movimento de Mulheres Socialistas de Lauro de Freitas, Rita Cruz.

Além de Carlucho, a mesa foi composta por outros três pré-candidatos à sucessão de Moema Gramacho: o vereadore Márcio Araponga (PP), o vice João Oliveira (PT) e o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Chico Franco (PCdoB). Completaram a mesa os vereadores Fausto Franco (PDT), também proponente da concessão do título e Gilmar de Oliveira.

Lídice fez questão de agradecer ainda a presença dos irmãos Iara, Nancy e Aurelio, os representantes de mais de 10 partidos políticos, seus assessores, e ainda citou nominalmente 30 membros do diretório municipal do PSB que estiveram entre os mais de 300 presentes.

Foram mais de três horas de uma sessão em que os oradores se revezaram em saudações efusivas à primeira mulher eleita senadora da Bahia com expressiva votação em Lauro de Freitas, onde recebeu 40.600 votos de um eleitorado de pouco mais de 90 mil cidadãos. “Eu já me sentia assim antes, mas agora posso chamá-los de conterrâneos”, declarou Lídice.

As homenagens destacaram aspectos mais marcantes da biografia de Lídice, como a quebra das barreiras do preconceito contra as mulheres, a luta contra o autoritarismo e o compromisso histórico pela inclusão social.

“Tive a honra de desfrutar de sua companhia durante oito anos na Assembléia Legislativa da Bahia e hoje estou aqui para dizer quão gratificante é tê-la mais uma vez ao nosso lado”, disse a prefeita Moema Gramacho, agradecendo às emendas que Lídice propôs como parlamentar para a cidade ao longo dos últimos três anos, para a construção de uma praça no caji, as reformas no Ginásio e no Mercado Municipal, do Terminal Rodoviário de Portão.

Lídice retribuiu o carinho enaltecendo as principais realizações de Moema à frente da administração municipal, como a contrução de mais de 4.000 unidades habitacionais, a cobertura de 100% de saneamento básico até o fim do governo. A senadora lembrou ainda que a sinergia o PSB proporcionou avanços notáveis na educação do município, como a construção de cinco creches, a elevação de 21 mil para 30 mil do número de vagas na rede pública, o ganho real de mais de 30% de salários para os professores e as mais de 800 bolsas de estudo oferecidos pelo Promuni.

“Nosso partido existe de forma estruturada há mais de 26 anos em Lauro de Freitas. E da mesma forma que sempre pôde contar, desde o início de seu governo, a prefeita pode continuar contando conosco para manter este projeto político de esquerda. Não vamos permitir o retrocesso político em Lauro de Freitas”, declarou.

Leave a Reply