Skip to main content

DSC_3043A Senadora Lídice da Mata (PSB) esteve em Santo Amaro da Purificação, na manhã desta quarta-feira, para acompanhar o funeral de Dona Canô, de 105 anos,  matriarca dos Velosos, que morreu no dia 25 de dezembro, em sua residência.A senadora que  sempre foi recebida com muito carinho por Dona Canô,disse que a cidade sentirá  muito a sua falta, entre outras coisas,  pela contribuição dada por ela à preservação e promoção das tradições locais.

Nascida a 16 de setembro de 1907, em Santo Amaro da Purificação, cidade que se destaca pela riqueza e diversidade de sua cultura popular, principalmente das manifestações afro-baianas, a exemplo do samba de roda, chulas e lundus, típicas do Recôncavo Baiano, portanto em um privilegiado ambiente cultural que influenciou profundamente a sua vida.

Simples e carismática, características marcantes da sua personalidade, Dona Canô liderou importantes campanhas em defesa dos interesses de Santo Amaro. Uma das mais longas que empreendeu foi pela despoluição do rio Subaé provocada por uma mineradora de chumbo que contaminou o solo, subsolo e o complexo hidrográfico da cidade com resíduos desse letal minério. Apesar de a empresa ter sido fechada há muitos anos os efeitos da poluição ainda se apresentam nocivos à população.

Católica praticante, sua atuação religiosa ia além da devoção. Graças ao seu empenho pessoal, conseguiu a realização de reformas de que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação necessitava. Na fachada da igreja está afixada uma placa de agradecimento a ela dedicada.

Foram inúmeras as iniciativas de Dona Canô para a preservação do meio ambiente, do patrimônio edificado e imaterial da cidade que muito amava e da qual não “aguentava ficar longe uma semana”. Cidade que, igualmente, soube retribuir seu comprometimento e dedicação, homenageando-a com um teatro (Teatro Dona Canô), que a reconheceu como sua filha mais querida e ilustre, cidade também que terá de aprender a conviver, doravante, com sua ausência física motivo de eterna saudade.

Ao concluir, associo-me à consternação dos baianos, da população da pequena Santo Amaro da Purificação em especial, dos familiares e amigos, pela perda da ilustre santamarense.

Assessoria de Imprensa

26/12/2012

Leave a Reply