Skip to main content

A Senadora Lídice da Mata(PSB/BA) registrou hoje (22) em plenário a realização nos dias 17, 18 e 19 de maio do 1º Salão Baiano de Turismo, em Salvador. Ela elogiou o governador Jaques Wagner e o Secretário de Turismo, Domingos Leonelli, pelo sucesso do evento que teve a participação do Ministro do Turismo Gastão Vieira.

isse que o evento foi um misto de negócios, exposições e apresentações culturais para apresentar e divulgar os principais destinos, produtos e segmentos do turismo da Bahia. Durante os três dias, cerca de dez mil visitantes entre operadores de turismo brasileiros e estrangeiros, jornalistas, empresas de receptivo, hotéis, representantes de segmentos, câmaras técnicas e empresários, conheceram melhor as atrações turísticas e culturais do estado.

A senadora destacou dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicando que a Bahia recebeu, em 2011, mais de 11 milhões de visitantes, sendo 5,3 milhões de outros locais do país, cinco milhões baianos conhecendo seu estado e 558 mil estrangeiros. Entre os turistas nacionais, o maior número foi de paulistas. Já entre os internacionais, a maioria veio da Argentina. Esses visitantes movimentaram R$ 7 bilhões do setor. Em 2009, ano da última pesquisa do instituto, o volume movimentado tinha sido de apenas R$ 5 bilhões.

A Bahia é o terceiro destino mais visitado do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e para São Paulo. No Nordeste, a Bahia é o estado preferido. Ao mesmo tempo em que nos sentimos honrados com essa posição, a realização do salão reafirmou nosso compromisso de melhorar a cada dia mais o serviço de turismo do estado – garantiu.

Leave a Reply