Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) será agraciada com a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa. A sessão especial, proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur, será na próxima quinta-feira (19), às 15h, no plenário principal da casa.

Atual integrante da bancada de oposição na Câmara, Lídice está no seu terceiro mandato como deputada federal. A parlamentar começou na vida pública como dirigente do movimento estudantil, quando foi a primeira mulher eleita para o DCE da Universidade Federal da Bahia. Pouco tempo depois, foi eleita vereadora de Salvador.

Dois anos mais tarde se elegeu como deputada federal, onde se destacaria na Assembleia Nacional Constituinte. Em 1992, fez história ao vencer a eleição e se tornar a primeira e única prefeita de Salvador.

No fim da década de 1990, se tornou deputada estadual e renovou seu mandato em 2002. Quatro anos mais tarde retornou à Câmara Federal e em 2010 voltou a fazer história na política ao se tornar a primeira senadora eleita pela Bahia. Em 2018 se elegeu deputada federal com mais de 104 mil votos e representa os interesses da Bahia e dos baianos no Congresso Nacional. 

Leave a Reply