Skip to main content

 

“Quero parabenizar o governador Rui Costa e toda a equipe do Governo do Estado da Bahia pelo trabalho vem sendo realizado no setor da mineração “. Foi com essas palavras que a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) destacou a importância do investimentos realizados em pesquisa, no estado da Bahia, como passo fundamental para o sucesso da produção mineral.

Durante seu discurso a parlamentar trouxe alguns dados disponibilizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que destacam a Bahia como estado que mais investiu em pesquisa mineral nos últimos 2 anos. “Dados divulgados na última semana pela Agência Nacional de Mineração mostram que a Bahia foi o estado que mais investiu em pesquisa mineral nos anos 2019 e 2020, mais de 600 milhões foram investidos tanto durante a fase de autorização de pesquisa quanto durante a fase da lavra”, enfatizou Lídice.

A deputada não conteve sua felicidade ao destacar que a Bahia segue avançando e investindo em mineraçao. “Ao longo dos últimos 10 anos, de 2010 a 2020, foram mais de 1,8 bilhões de reais investidos em pesquisa mineral, que, de acordo com o presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, reflete no resultado que a mineração vem mostrando. Estavámos em quinto lugar na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e hoje já disputamos com Goiás a terceira posição. Sem dúvidas, isso é reflexo do que foi e continua sendo investido na pesquisa mineral”, explicou Lídice.

Investimentos nos municípios baianos

De acordo com os dados, disponíveis no novo anuário interativo da ANM e divulgados pelo órgão em novembro desde ano, mais de 80% de tudo que foi investido nos últimos dois anos foi concentrado nos municípios de Juazeiro, Jaguarari , Itagibá e Jacobina. Dentre as substâncias pesquisadas, o cobre lidera os índices com mais de 44,65% de investimentos.

A Mineração da Caraíba investiu mais US$20 milhões anuais em pesquisa geológica nos últimos anos. Já a CBPM também está investindo em pedras preciosas e, avançando, portanto, na produção e na exploração de esmeraldas na Bahia. “Hoje também registramos que a Bahia é campeã de exportações de todo o Nordeste com 47,2%. Isso significa, que o nosso governo tem tanto garantido investimentos na área social para o nosso povo, como tem centrado no desenvolvimento econômico do nosso Estado. Mesmo com pandemia e mesmo com queda de receita, a Bahia cresce na mineração e continua investindo no seu desenvolvimento”, concluiu Lídice da Mata.

Leave a Reply