Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) usou as redes sociais, neste domingo (26), para apelar aos vereadores de Santo Amaro, município localizado a 80km de Salvador, que votem contra a implantação de uma indústria de produtos químicos em uma área destinada à Universidade Federal do Recôncavo Baiano. A sessão que decidirá o futuro do terreno deve ser realizada nesta segunda-feira.

“Nós entendemos a importância da geração de empregos neste momento de crise econômica que o País vive, mas sabemos que há outras áreas no município, que não o centro da cidade, para a instalação do projeto”, disse a parlamentar.

Além de Lídice, santamarenses ilustres se manifestaram contra o projeto industrial. Em sua homilia durante a missa neste domingo, o padre Raimundo Mário de Santana recordou a tragédia socioambiental vivida no município no fim do século passado, com a contaminação causada por uma fábrica de chumbo.

O cantor e compositor Caetano Veloso foi enfático em seu perfil no Instagram. “Eu peço aos vereadores que se lembrem que a Câmara é pioneira na história da independência do Brasil. Que eles se respeitem e pensem profundamente nos problemas ambientais do passado, que vivemos (consequências) até hoje. Essa é uma nova ameaça, que não devemos admitir, além de uma perda muito grande para a universidade”.

A Orbi Química é uma empresa que fabrica produtos de limpeza automotiva, álcool, solventes e resinas de cola. A área em questão fica próxima ao centro da cidade e ao Rio Subaé, cuja contaminação por chumbo em Santo Amaro (BA) é estudada há quase 40 anos, desde as evidências encontradas em suas águas e também e em amostras de sangue de trabalhadores da Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), e de urina e cabelo de pescadores. A persistência da contaminação continua motivando novas pesquisas, mesmo após 20 anos do fechamento da Cobrac, o que evidencia a falta de políticas públicas para afastar o risco de contaminação da população exposta, principalmente crianças e mulheres adultas.

Leave a Reply