Notícias

Lídice toma posse sexta-feira na Câmara e diz que continuará a lutar contra retrocessos

Publicada em 29/01/2019

Nesta sexta-feira (1/2), Lídice da Mata assume como deputada federal da Bahia após ter sido eleita com mais de 104 mil votos para este que será seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados (o primeiro foi como Deputada Constituinte, em 1986, e o segundo em 2007). Ao encerrar seu mandato como a primeira senadora da Bahia, Lídice afirmou que, na Câmara dos Deputados, continuará a defender as bandeiras de luta que sempre travou em mais de 35 anos de vida política.

“Infelizmente, circunstâncias políticas impediram que eu continuasse a ser a Senadora da Bahia, me retirando o direito da reeleição, impedindo que meu Estado tivesse uma mulher na chapa majoritária e fazendo com que o Senado venha a ter uma Senadora a menos. Mesmo assim, fiel ao compromisso de ‘nenhuma mulher a menos na política’, fomos à luta por uma vaga na Câmara e, graças ao apoio do meu partido, de importantes lideranças da Bahia e ao financiamento público de campanha, conquistamos um novo mandato legislativo, com o voto de mais de 104 mil baianos, em praticamente todos os municípios do Estado, para continuar nossa luta em defesa dos interesses da Bahia e do Brasil”, afirmou.

Durante oito anos no Senado, Lídice destaca que travou um combate permanente em defesa das suas convicções, das quais não se afastou um segundo sequer, seja em defesa dos interesses da Bahia, seja em defesa de um projeto nacional, democrático e inclusivo para o Brasil e seu povo. “Defendi intransigentemente o mandato da ex-Presidente Dilma Rousseff contra o golpe do impeachment que a tirou do governo sem que nenhum crime de responsabilidade tenha sido praticado por ela; critiquei a condenação e a prisão do ex-Presidente Lula, sem provas, num processo contestado por juristas do Brasil e do mundo; e sempre fui voz ativa na defesa dos direitos humanos, das mulher, dos trabalhadores, da luta contra o racismo, e de um projeto nacional para o Brasil e, principalmente, da Constituição de 1988, da qual muito me orgulho de ser uma das signatárias”.

A parlamentar baiana lembra, ainda, que sempre colocou seu mandato como instrumento de luta e de resistência contra os retrocessos que o governo federal vem impondo ao País e aos ataques aos direitos sociais e dos trabalhadores. “Votei contra as propostas de reforma trabalhista e da Previdência, entre tantos outros retrocessos que o governo Temer tenta impor à Nação e que tendem a continuar e até ampliar com o novo governo eleito”, afirma. Para Lídice, essas reformas “fazem parte de um projeto político, o mais cruel e perverso contra os trabalhadores dos últimos 50 anos. Nenhum governo da história do Brasil promoveu mudanças tão profundas na legislação trabalhista e na Previdência Social, contra a vontade popular!”, enfatiza.

Com mais de 370 proposições apresentadas no Senado, 590 discursos proferidos e 360 relatorias de projetos de outros parlamentares e de comissões especiais ou de inquérito, Lídice cita as bandeiras que vai continuar a defender na Câmara dos Deputados: “Nossas principais lutas continuarão sendo contra a reforma da Previdência; para reverter os danos causados pela reforma trabalhista; e para garantir que sejam mantidos direitos conquistados e em risco de o novo governo acabar com eles. Não vamos aceitar retrocessos às conquistas de tantos anos de luta dos brasileiros e brasileiras”, diz a deputada.

Para Lídice, os primeiros sinais emitidos pelo novo governo são preocupantes: “Serão tempos difíceis. Vamos seguir na luta e sem abrir mão das garantias constitucionais do estado de direito, da democracia e das liberdades”, declara a parlamentar baiana.

Assista a última entrevista de Lídice da Mata concedida à TV Senado:

29/01/2019 – Assessoria de imprensa

 

Tags

: > > > > > > > > >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

(61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
CEP 70160-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3240-3455 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais