Skip to main content

A senadora baiana Lídice da Mata, líder da  bancada do PSB no Senado, reconheceu nesta sexta-feira (1º de fevereiro) a praxe de o partido com a maior bancada indicar o presidente do Senado, mas lamentou o que considerou “falta de diálogo” no encaminhamento da candidatura do PMDB. Primeira oradora a discursar na reunião preparatória que vai escolher o presidente da Casa neste biênio, a parlamentar disse que os socialistas não compartilham a ideia de uma eleição sem debates e sem propostas públicas sobre a condução do Senado.

Depois de afirmar que a sociedade brasileira está insatisfeita com os políticos, Lídice da Mata pediu que a Casa corresponda às expectativas da sociedade. Segundo ela, os brasileiros esperam uma candidatura à presidência do Senado construída de forma clara e transparente, “num amplo e convergente debate”.

A senadora disse que, cumprindo “o desejo da sociedade”, seu partido apoia a candidatura do senador Pedro Taques (PDT-MT), que disputa o comando do Senado com o candidato do PMDB, senador Renan Calheiros (AL).

Fonte: Agência Senado

Confira a íntegra do pronunciamento da senadora Lídice da Mata

 

Discurso da Senadora Lídice da Mata

Líder do PSB no Senado

1º de fevereiro de 2013

 

Senhor Presidente, Senhores e Senhores Senadores,

Cidadãos e Cidadãs brasileiras que nos acompanham neste momento,

 

Quero, em primeiro lugar, agradecer ao Presidente José Sarney por sua cordialidade e respeito no trato de seus pares e pela postura democrática de acolher, com presteza, nosso recurso quanto ao cálculo de proporcionalidade partidária, fazendo justiça à real representação da vontade soberana popular em nossa Casa. Também quero agradecer a todos os líderes partidários que, mesmo em dias de tão intensos debates, souberam respeitar e compreender nossas contradições.

 

Nossa bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), num esforço coletivo, resolveu enfrentar o debate sobre a eleição da Presidência de nossa Casa, buscando ouvir democraticamente nossos pares de todos os partidos, mas sem jamais abdicar do diálogo com a opinião pública. Buscamos construir alternativas, numa política transparente e substantiva de propostas, rejeitando reduzir o debate a uma questão de méritos ou deméritos pessoais dos candidatos.

 

Em nota oficial denominada “Por um Brasil Melhor, por um Senado melhor”, a bancada socialista consolidou algumas das ideias centrais nascidas desse amplo diálogo, que passo aqui a resumir:

 

– Para nós, o Brasil vem passando por mudanças que enchem de alegria e esperança o povo brasileiro. Durante as últimas décadas, consolidamos a democracia, universalizamos o acesso à educação básica e derrotamos a inflação. Mais recentemente, reduzimos as desigualdades de “raça”, renda, gênero e região. A taxa de desemprego nunca foi tão baixa e os índices de mortalidade infantil também caíram drasticamente.

 

– Temos pela frente uma agenda de investimentos que, se cumprida, constituirá a base do crescimento econômico e do bem-estar da população brasileira por um longo período. Temos também que dar conta de tarefas gigantescas no plano social. Porém, embora haja ainda um longo caminho a percorrer até a conquista de uma educação de alta qualidade, de serviços de saúde adequados e acessíveis a todos, de transporte público digno e eficaz, de cidades menos assombradas pela criminalidade violenta, o povo brasileiro está, cada vez mais, mobilizado para a realização desses objetivos.

 

Os socialistas brasileiros se orgulham de partilhar desse projeto político, que nos últimos dez anos governou e governa nosso País, e que promoveu tantos avanços e conquistas. Projeto este que ajudamos a construir desde as duras batalhas iniciais, e que hoje fazem parte de nossa própria história e formação.

 

No plano institucional, registramos, igualmente, importantes avanços: Lei da Transparência, da Ficha Limpa, do Acesso à Informação e do Combate à Lavagem de Dinheiro.

 

Não há dúvidas de que avançou o combate à corrupção e à ineficiência nas instituições públicas. Exatamente por isso, o povo brasileiro está insatisfeito, como confirmam as pesquisas de opinião.

 

Por isso tudo, Senhor Presidente, nós achamos que é extremamente importante que esta Casa, no momento desta eleição, possa corresponder à expectativa da nossa sociedade.

 

Nesse quadro, não podemos compartilhar da ideia de que a eleição do Senado possa se dar sem um amplo debate, sem a apresentação das candidaturas sobre suas propostas sobre como quer dirigir este Senado e qual a pauta que o Senado deve ter para este ano de 2013.

 

Achamos portanto, que o que a sociedade espera de nós, Senhor Presidente, é que possamos oferecer à sociedade brasileira uma candidatura construída de forma clara e transparente, num amplo e convergente debate, capaz de reunir as forças mais díspares, governistas ou não, para apresentar ao Senado uma candidatura que seja condizente com o desafio desse tempo.

 

E com essa convicção, tomamos a decisão de apoiar a candidatura do senador Pedro Taques, do PDT do Mato Grosso, reconhecendo que o Senado Federal tem uma prática de que o partido majoritário apresente uma candidatura. No entanto, acreditamos que a forma como esse partido conduziu o processo, com discussão e debate inexistentes neste momento, precisamos defender um processo, uma regra, que possa garantir a estabilidade política do Senado e, ainda, garantir que o Senado cumpra aquele que é o desejo da sociedade brasileira. Assim, nós apresentamos e apoiamos a candidatura do senador Pedro Taques, que posteriormente irá se pronunciar.

 

Muito obrigada, Senhor Presidente

 

Lídice da Mata

Senadora (PSB-BA)

Líder da bancada do PSB no Senado

 

Assessoria de Imprensa, 01/02/2013

 

Leave a Reply