Skip to main content

A Senadora Lídice da Mata recebeu na última semana uma mensagem de apoio entusisamada da presidente da Associação Baiana das Pessoas com Deficiência, Luiza Câmera (foto).

“Foi com muita alaegria que soube que a Comissão de Direitos Humanos aprova reserva de vagas de qualificação profissional para pessoas com deficiência, de autoria da nossa ilustre Senadora da qual tenho orgulho de conhecê-la desde a década de 70 nos pátios da Universidade Federal da Bahia”, declarou Luiza Câmera, que é cadeirante desdeo início da década de 1980.

O PLS 621/11 reserva parte dos recursos do Fundo de Assistência ao Trabalhador (FAT) para a qualificação do trabalhador com deficiência. Aprovado na CDH, o projeto aguarda para ser apreciado pela Comissão de Assuntos Socias (CAS) do Senado. Leia mensagem na íntegra:

À Senadora Lídice da Mata,

Foi com muita euforia que recebi o e-mail registrando que: A Comissão de Direitos Humanos aprova reserva de vagas de qualificação profissional para pessoas com deficiência, de autoria da nossa ilustre Senadora da qual tenho orgulho de conhecê-la desde a década de 70 nos pátios da Universidade Federal da Bahia, circulando pelos palaques da vida, impulsionando-me para ter coragem de subir no palanque do Campus da Ondina, para falar pela 1ª vez na SBPC, no dia encerramento, ajudada e carregada por Javier Alfaia e você, pois eu já não andava. Se me lembro ainda era 1980 ou 1981. 

O PLS 621/11, sem dúvida nenhuma é de grande valor para a qualificação profissional deste segmento que sofre diariamente violação de direitos e exclusão social, nas suas mais diversas formas. Como você comenta no e-mail a Lei 8.213/91 conhecida como Lei de Cotas que segundo dados da RAIS apenas 1% dos trabalhadores do país é formado por pessoas com deficiências: este é o grande ENTRAVE, considerando que essas pessoas emergem das camadas mais pobres da população e que não tiveram oportunidade de estarem capacitadas para o mercado de trabalho. Estava em Brasília quando esta Lei foi aprovada e a partir daí, determinei que seria uma das maiores bandeiras de minha luta.

Hoje a ABADEF (Associação Baiana de Deficiente Físicos) está entre as 5 (cinco) entidades do Brasil que mais coloca PCD (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho. No atual Governo da Bahia destacamos como um gesto digno em prol da Inclusão Social e Cidadania Plena, a celebração de contratos de Inclusão no Mercado de Trabalho, na Secretaria de Administração  – SAEB, Secretária de Saúde – SESAB, Tribunal de Justiça da Bahia – TJB, alcançando no relatório de 2011 um número de aproximadamente 500 associados. 

O Senador Paulo Paim é nosso antigo parceiro do movimento. Aguardaremos 90 (noventa) dias para publicação da Lei para que possamos reduzir os quadros de EXCLUSÃO visando a fraternidade e o respeito aos Direitos Humanos, pois antes vivíamos à margem e hoje não se permite mais analgésicos e sim um combate efetivo para que tenhamos políticas públicas empenhadas neste quadro. Este é o meu sonho.

PARABÉNS SENADORA! Abraços fraternos da guerreira que se despede dizendo: Enquanto houver VIDA haverá um motivo para Lutar.

Luiza Câmera

Leia mais sobre o PLS

Leave a Reply