Skip to main content

Brasília, 12 de março de 2019

Neste 13 de março, Cachoeira, minha cidade natal, comemora seu aniversário de 488 anos de fundação e 181 anos de emancipação política. Quero, primeiro, me desculpar pela ausência, pois estou em Brasília, lutando pelos interesses da Bahia e dos baianos neste momento difícil pelo qual passa a Nação. Mas também quero parabenizar e cumprimentar toda a população por esta celebração e enviar saudações especiais aos vereadores Laelson de Roxo e Cristina; ao companheiro Lourinho e ao vereador Fábio Coqueiro (Fabinho Dial), presidente do PSB em Cachoeira, bem como às demais lideranças empresariais e sindicais do município. Também cumprimento o presidente desta casa, vereador Josmar Barbosa, e o prefeito da cidade.

Tenho enorme orgulho de pertencer à comunidade cachoeirana e de ter sido, em 2017, agraciada por esta Câmara Municipal com a Comenda Maria Quitéria. Também muito me orgulha o fato de anualmente, no mês de junho, Cachoeira se tornar simbolicamente a capital do Estado da Bahia, de acordo com a Lei que teve por base projeto de minha autoria quando deputada estadual, pelo fato da cidade representar a resistência dos baianos na luta pela independência do Brasil.

Minha cidade representa também a cultura do povo baiano, com suas diversas manifestações, a exemplo do samba de roda e da Festa da Irmandade da Boa Morte, que sempre procuro participar, e de outras iniciativas culturais importantes, como a Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA que também sempre procuro prestigiar.

Aqui também vemos a pujança da educação universitária do nosso Estado, coroada com a instalação, em 2006, do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), uma conquista que tivemos com a ajuda do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que muito fez pelo nosso Estado.

Cachoeira, portanto, é uma cidade em que História, Educação e Cultura convergem e, ao mesmo tempo, se espraiam na sua bela paisagem colonial incrustada no vale do rio Paraguaçu.

Aproveito a oportunidade para enviar um abraço especial de agradecimento aos 1.070 cachoeiranos que confirmaram nosso nome nas urnas nas últimas eleições. Continuem contanto sempre com nosso mandato para ajudarmos Cachoeira a ter um grande futuro. Um forte abraço,

Leave a Reply