Skip to main content

 

Vice-líder do PSB na Câmara, a deputada federal Lídice daMata (PSB-BA) encaminhou voto a favor da aprovação do Projeto de Lei 2564, que prevêo estabelecimento de um piso salarial para os profissionais da Enfermagem. Areivindicação da categoria já durava mais de cinco décadas e desde o início dapandemia do novo coronavirus o assunto ganhou corpo com a mobilização demilhares de enfermeiros, técnicos e auxiliares em todo o Brasil.

Para a parlamentar baiana, era preciso a aprovação damatéria uma vez que os profissionais homens e mulheres da enfermagem chegam aprecisar de trabalhar em até quatro lugares diferentes para obter um salário parasuprir as suas necessidades. “Essas pessoas literalmente deram as suas vidasdurante a fase aguda da pandemia, foram para a linha de frente mesmo no tempoem que ainda não tínhamos vacinas e ajudaram a salvar milhões de pessoas emtodo o País. Era preciso esse reconhecimento”, disse.

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem,mais de 770 profissionais morreram de COVID-19 entre março de 2020 a abril de2021, período em que os brasileiros ainda não haviam recebido nenhuma dose davacina contra a doença. Dados do IBGE, divulgados pela Confederação Nacionaldas Secretarias de Saúde, apontam que mais de 65% dos mais de 6 milhões detrabalhadores do setor no Brasil, incluindo a enfermagem, são mulheres.

Leave a Reply