Skip to main content

NOTA DE REPÚDIO

Como parlamentar e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados em 2019-2020, repudio de forma veemente a declaração feita ontem pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em entrevista durante um programa de rede de televisão, quando afirmou que “Cada família tem que proteger seus idosos, não jogar isso para o Estado”.

É inaceitável uma declaração destas de um chefe do Executivo da Nação quando milhares de pessoas estão morrendo em todo o mundo em função da pandemia do coronavirus (Covid-19), e principalmente, as pessoas idosas.

Segundo o IBGE, entre 2012 e 2017, a população de idosos no País saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30 milhões de pessoas. Só em albergues públicos, temos mais de 60 mil pessoas idosas residentes. É essa população que é mais vulnerável à mortalidade pela doença; É essa população que mais precisa de cuidados. É essa população que contribuiu toda a vida pelo desenvolvimento do País e agora precisa, sim, de apoio do Estado, não só das famílias. Do total de mortos até o momento no Brasil, somente 10% têm abaixo de 60 anos.

Dessa forma, reforçamos nosso repudio a fala do Presidente da República, ao mesmo tempo em que reiteramos todos os pedidos feitos, enquanto parlamentar e também pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, para que as pessoas idosas, bem como os profissionais de saúde e de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPis) sejam priorizados no recebimento de equipamentos, testes e todas as providências necessárias à preservação da vida.

Lídice da Mata
Deputada federal (PSB-BA)

Leave a Reply